BUSINESS PROCESS OUTSOURCING (BPO): UMA ANÁLISE DAS SUAS CARACTERÍSTICAS EM EMPRESAS DE MÉDIO PORTE

Autores

  • Lelis Marlon Ribeiro Martins Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Roberto Birch Gonçalves Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419006092017015

Resumo

As organizações prestadoras de serviços contábeis têm sido importantes aliadas das pequenas e médias empresas, no entanto precisam apresentar soluções atualizadas aos seus clientes para não se tornarem obsoletas. O uso do Business Process Outsourcing (BPO) contábil e fiscal é demandado pelas empresas como solução estratégica, podendo liberar mais tempo e esforços no seu core business. Diante disso, o presente estudo analisou as características do BPO em empresas de médio porte de Caxias do Sul, sendo para este fim realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar as características do BPO, seguido de pesquisa documental para identificar as horas de trabalho e valores pagos ao escritório pelos honorários contábeis. Por fim, foram entrevistados empresários para identificar a percepção dos mesmos quanto às características do BPO. Concluiu-se que a utilização do BPO contábil e fiscal reduziu custos em quatro das cinco empresas estudadas. Ainda assim, a dimensão de custos não é o fator principal de decisão neste nicho de empresas quando optam pela terceirização. As empresas apontaram que o conhecimento dos profissionais, a gestão da atividade e os ganhos em eficiência operacional são de suma importância para os resultados e a satisfação.

Biografia do Autor

Lelis Marlon Ribeiro Martins, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Bacharel em Ciências Contábeis - UCS

Roberto Birch Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Administração - UFRGS

Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Administração - UCS/PUCRS

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Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos