As experiências dos consumidores da terceira idade nas compras em supermercados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419009142020115

Palavras-chave:

Segmentação de Mercado, Comportamento do Consumidor, Terceira Idade

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar se a infraestrutura, os serviços e os produtos oferecidos pelos supermercados satisfazem as expectativas dos consumidores da terceira idade. Foi feito um estudo quantitativo-descritivo junto a uma amostra de 100 pessoas com idade superior a 60 anos, de ambos os sexos, sendo que a técnica de amostragem utilizada foi não probabilística por conveniência, em três supermercados de Campo Grande - MS. Os dados foram anaçisados por meio de análise fatorial exploratória e análise de agrupamentos. Os resultados demonstram que os três supermercados atendem parcialmente as expectativas dos consumidores. Foram identificados três segmentos de mercado. O segmento 1 é composto por 26% da amostra. Neste grupo, o percentual de mulheres ficou em torno de 73%, a maior parcela recebe um salário mínimo. Este grupo demonstrou estar mais satisfeito que os demais. O segmento 2 é composto por 44% dos entrevistados. O segmento 3 é formado por 30% dos respondentes. Neste segmento 76% dos entrevistados são mulheres. Este grupo é o mais insatisfeito. Apesar desses resultados, faz-se necessário, por parte do varejo, um aprofundamento dos estudos do comportamento do consumidor, para assim atender satisfatoriamente todas as expectativas dos consumidores da terceira idade.

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Biografia do Autor

Dario de Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.

Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.

Especialista em Orientação Pedagógica em Educação a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Graduado em Administração pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB, Brasil.

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Graduado em BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Cesumar, UNICESUMAR, Brasil.

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Marcos José de Almeida Matias, Universidade Estadual do Tocantins

Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Especialista em Docência na Educação Superior pelo Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Graduado em BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Cesumar, UNICESUMAR, Brasil.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

Lima-Filho, D. de O., Silva, F. Q. P. de O. e, & Matias, M. J. de A. (2020). As experiências dos consumidores da terceira idade nas compras em supermercados. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 9(16), 115–126. https://doi.org/10.5965/2316419009142020115

Edição

Seção

Artigos