Comportamento dos universitários de instituição pública e privada em relação ao uso das redes sociais: um comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419009142020055

Palavras-chave:

Redes Sociais, Comportamento do Consumidor, Compras On-line, E-Commerce

Resumo

Atualmente, as redes sociais são um meio de se expressar; poucas pessoas as tinham, contudo isso mudou e, hoje em dia, elas se tornaram uma exigência, sendo utilizadas até mesmo pelas empresas e se tornando um diferencial competitivo.  O objetivo do estudo é analisar como as redes sociais influenciam o comportamento e atitude de compra dos universitários de uma instituição pública e outra privada.  Foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, sendo classificada, quanto à metodologia utilizada, como um estudo quantitativo, mediante amostragem não probabilística e por cotas em duas instituições de ensino superior, uma pública e outra particular, com 100 universitários. Os principais achados indicam que 70% dos acadêmicos concordam que as redes sociais facilitam o contato com o produto; da mesma forma, 70% consideram importante que as empresas tenham redes sociais. Por outro lado, 49% concordam que as redes sociais influenciam na hora da compra e para 47% as lojas oferecem facilidades de vendas por meio delas. Muito embora, a segurança oferecida pelas redes sociais tenha apenas 29% de aprovação e 15% somente acreditem que a qualidade do produto é a mesma que a descrita nas redes sociais. Por fim, entre as redes sociais mais utilizadas para compra aparecem o Whatsapp (48%), o Facebook (34%) e o Instagram (14%). Como contribuição, foi possível entender o comportamento dos acadêmicos, que se trata de um público jovem e mais conectado, o que pode ajudar as organizações a criarem estratégias específicas de acordo com a característica desse grupo.

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Biografia do Autor

Claudio Luiz Chiusoli, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, USP / FEA, Brasil.

Mestre em administração pela Universidade de São Paulo, USP / FEA, Brasil.

Especialista em Maçonologia pela UNINTER, UNINTER, Brasil.

Especialista em Estatística pela UEL - Universidade estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Especialista em Comportamento Organizacional pela Cesulon, CESULON, Brasil.

Especialista em Propaganda e Marketing pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina, CESULON, Brasil.

Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Alex Ferreira Leite Padilha, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

Ariéli Aparecida Rodrigues, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

Alex Junior dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduado em Administração e Negócios pela Faculdade do Centro do Paraná, UCP, Brasil.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

Chiusoli, C. L., Padilha, A. F. L., Rodrigues, A. A., Rodrigues, A. A., & Santos, A. J. dos. (2020). Comportamento dos universitários de instituição pública e privada em relação ao uso das redes sociais: um comparativo. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 9(16), 055–068. https://doi.org/10.5965/2316419009142020055

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