As expectativas de áreas de atuação dos estudantes de contabilidade: estudo de caso em um Centro Universitário do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419008112019048

Palavras-chave:

Expectativas, Áreas de Atuação, Contabilidade, Graduação

Resumo

O curso de Ciências Contábeis no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço por diversos fatores. Assim, alinhar as expectativas desses estudantes com as necessidades do mercado de trabalho é fundamental para o sucesso dessas instituições. Esta pesquisa busca investigar as expectativas dos alunos de Ciências Contábeis de um Centro Universitário no litoral norte do Rio Grande do Sul sobre o mercado de trabalho, avaliando suas pretensões para a área de atuação após a graduação. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo e descritivo, com utilização de questionário aplicado aos estudantes do referido curso da Instituição de Ensino, com perguntas fechadas sobre as características pessoais e áreas que desejavam atuar no início do curso e atualmente. As respostas obtidas foram colocadas no programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), a fim de usar a ferramenta Tabelas de Referência Cruzada e analisar se as características pessoais afetam na escolha da área de atuação. Foram obtidos como resultados que gênero, idade ou semestre não afetam na escolha da área de atuação e que a Contabilidade Pública e Contabilidade Geral foram as áreas mais escolhidas entre os entrevistados, além de que no início do curso os alunos pouco conhecem sobre as áreas de atuação da contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Batista da Silva, Faculdade Cenecista de Osório

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Especialista em Controladoria pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Aperfeiçoada em Gerenciamento de custos e Resultados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Graduada em ciências contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

Luciana Martins Gryzer Inocencio, Faculdade Cenecista de Osório

Especialista em Formação Pedagógica de Professores pela Escolas e Faculdades QI, FAQI, Brasil.

Graduada em Ciência Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Professora do Centro Universitário Cenecista de Osório, UNICNEC, Brasil

Larissa Dalla Corte Euzebio, Faculdade Cenecista de Osório

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Iago Ribeiro Bitencourt, Faculdade Cenecista de Osório

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Cenecista de Osório, UNICNEC, Brasil.

Josiane Pichani Lima, Faculdade Cenecista de Osório

Especialista em MBA em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Cenecista de Osório, UNICNEC, Brasil.

Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cenecista De Osório, FACOS, Brasil.

Tutora nos cursos de Gestão - modalidade EAD da UNICNEC

Referências

ANTONELI, R. A.; COLAUTO, R. D.; CUNHA, Jaqueline V. A. Expectativa e satisfação dosalunos de ciências contábeis com relação às competências docentes. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, vol. 10, núm. 1, 2012, pp. 74-91. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/551/55123361006.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2019.

BARDAGI, M. et al. Escolha Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho: Percepções de Estudantes Formandos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Campinas, v. 10, n. 1, p. 69-82, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/2823/282321818007/>. Acesso em: 7 out. 2018.

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução CFC nº 560/83. Dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior nº 10/2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf >. Acesso em: 10 out. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 28 out. 2018.

CERQUEIRA, T. C. S. ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM UNIVERSITÁRIOS. 2000. 179f. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 2000.

COSENZA, J. P.; GOMES, R. C.; DEVILLART, D. G. C. Habilidades e Competências Inerentes ao Profissional da Contabilidade no Atual Mercado de Trabalho Brasileiro. Revista Brasileira de Contabilidade. Fortaleza, n. 214, p. 33, jul/ago 2015. Disponível em: <https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/03/RBC214_art2_abre_web.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018.

DIAS, E. C. M.; THEÓPHILO, C. R.; LOPES, M. A. S. EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES-MG.In: 7º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Anais... São Paulo: USP, 2010, P.1-16. Disponível em:<https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos102010/419.pdf>. Acesso em: 21 out. 2018.

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GONDIM, S. M. G. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estud. Psicol. (Natal), Natal, v. 7, n. 2, p. 299-309, jul. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2002000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:7 out. 2018.

KRAEMER, M. E. P. Reflexões sobre o ensino da Contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 153, p. 64-79, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://www.rbcdigital.org.br/index.php/rbc/article/view/543>. Acesso em: 13 out. 2018.

LOPES, B. D. FUTURO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. 2017. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Ciências Contábeis e Autoriais da Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/174552/001058006.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 17 out. 2018.

MACHADO, V. S. A.; NOVA, S. P. C. C. Análise comparativa entreos conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa de campo sobre educação contábil. REPeC -Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 2, n. 1, art. 1, p. 1-23, jan/abr. 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/4416/441642763002/>. Acesso em: 7 out. 2018.

MARION, J. C. Contabilidade Empresarial.12. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MASCARENHAS, S. A. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MORAES, S. C.; MENGDEN, P. R. A. V. A Evolução do Processo de Aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade em um Grupo Empresarial Internacionalizado. Revista Eletrônica de Ciências Contábeis FACCAT. Taquara/RS, n. 7, 2015. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/contabeis/article/view/300/271>. Acesso em: 17 nov. 2018.

OLIVEIRA, M. Q.; PIZANNI, M. A.; FARIA, J. A. A interdisciplinaridade na formação do contador e sua contribuição para o desenvolvimento de competências no âmbito organizacional. Revista de Estudos Contábeis. Londrina, v. 6, n. 11, p. 23-45, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/20736/20635>. Acesso em: 17 nov. 2018.

PEROVANO, D. G. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: InterSaberes, 2016.

REIS, A. O. et al. Perfil do Profissional Contábil: Habilidades, Competências e Imagem Simbólica. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 12, n. 25, p. 95-116, maio 2015. ISSN 2175-8069. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2015v12n25p95/29366>. Acesso em: 13 out. 2018.

ROSÁRIO, B. B.; CIELO, R. D.; FERREIRA, M. M. Construção da Profissionalização de alunos de Ciências Contábeis. In: IX EPCT ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2014, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: UNESPAR, 2014. Disponível em: < http://www.fecilcam.br/nupem/anais_ix_epct/PDF/TRABALHOS-COMPLETO/Anais-CSA/17.pdf >. Acesso em: 10 out. 2018.

SANTOS, D. F. et al. Perfil do profissional contábil: estudo comparativo entre as exigências do mercado de trabalho e a formação oferecida pelas instituições de ensino superior de Curitiba. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 8, n. 16, p. 137. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2011v8n16p137/20048>. Acesso em: 07 out. 2018.

SANTOS, D. G. Formação acadêmica em ciências contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: a percepção dos alunos de ciências contábeis da UFPB. REI – Repositório Eletrônico Institucional, João Pessoa. 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2066/1/DGS12092017.pdf>. Acesso em: 08 out. 2018.SANTOS, M. R.O Contador como Consultor Financeiro no Mercado de Capitais.Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 9. Ano 02, Vol. 01. pp 71-82, dezembro de 2017. ISSN:2448-0959. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/contador-consultor-financeiro>. Acesso em: 17 nov. 2018.

SCARPIN, M. A.; ALMEIDA, W. C. Graduandos de Ciências Contábeis e sua carreira profissional. Revista de Estudos Contábeis, Londrina, v. 1, n. 1, p. 24-37, jul./dez., 2010.

SILVA, M. S.; ASSIS, F. A. A História da Contabilidade no Brasil. Periódico Científico Negócios em Projeção,Brasília, v. 6, n. 2, 2015. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao1/article/view/579/543>. Acesso em: 15 nov. 2018.

SILVA, R. M. P. PERCEPÇÃO DE FORMANDOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE SUA PREPARAÇÃO PARA INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO NO ÂMBITO DOS CURSOS DO DISTRITO FEDERAL.2008. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Contábeis, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/3079/1/2008_RosaneMariaPioSilva.pdf>. Acesso em: 17 out. 2018.

SOUZA, D. M.; TAVARES, J. M. P. Perspectivas profissionais dos acadêmicos do curso de ciências contábeis e as expectativas de demanda do mercado.ROCA –Repositório de Outras Coleções Abertas. Pato Branco. 2013. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3345/1/PB_COCTB_2013_2_08.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.TONETTI, K. F. A Perspectiva dos Ingressantes e Concluintes do Curso de Ciências Contábeis da UNESC em Relação ao seu Futuro Profissional. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso – UNESC, Criciúma, 2017. Disponível em: <http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5825/1/Karuline%20Fernandes%20Tonetti.pdf>. Acesso em: 21 out. 2018.

VIEIRA, N. W.; SOUZA, R. B. L. Formação Acadêmica Versus Exigências do Mercado de Trabalho: percepções dos formandos do curso de Ciências Contábeis da UFRGS. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/148455/001001015.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 21 out. 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Silva, A. P. B. da, Inocencio, L. M. G., Euzebio, L. D. C., Bitencourt, I. R., & Lima, J. P. (2019). As expectativas de áreas de atuação dos estudantes de contabilidade: estudo de caso em um Centro Universitário do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 8(15), 048–061. https://doi.org/10.5965/2316419008112019048

Edição

Seção

Artigos