O QUE AFINAL QUE UM PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS PRECISA SABER PARA ENSINAR GEOGRAFIA?

Autores

  • Ligia Beatriz Goulart Faculdade Cenecista de Osório

Resumo

A Geografia ensinada nos anos iniciais da escolarização é fruto de uma perspectiva disseminada pela sociedade em geral que entende esse campo do conhecimento como um conjunto de informações desconectadas, desinteressantes, tediosas, sem nenhuma aplicação prática, fora do contexto escolar. Os professores que atuam nesse segmento carecem qualificar sua formação no sentido de compreender o papel da Geografia na formação cidadã. O cotidiano pedagógico precisa se transformar em um espaço investigativo, que favoreça a reflexão e a ação e considere o processo de produção de conhecimento do aluno, valorizando seu interesse, sua curiosidade, sua vivência e os conhecimentos já adquiridos. A geografia escolar precisa ser repensada como aquilo que efetivamente é um espaço que favorece a compreensão da organização espacial dos diferentes lugares e suas conexões e, portanto, a leitura de mundo. Palavras-Chave: Geografia. Ensino. Aprendizagem. Professor. Anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia Beatriz Goulart, Faculdade Cenecista de Osório

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professor da Faculdade Cenecista de Osório e professora convidada do curso de Especialização em Geografia e História da FACED-UFRGS. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino, aprendizagem, educação e projeto.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

GOULART, Ligia Beatriz. O QUE AFINAL QUE UM PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS PRECISA SABER PARA ENSINAR GEOGRAFIA?. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 20–38, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2763. Acesso em: 18 abr. 2024.