Abordagem das imagens de satélite nos livros didáticos do novo ensino médio: linguagens e metodologias na educação para área de ciências humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246262025e0105

Palavras-chave:

sensoriamento remoto, livro didático, ensino médio, interdisciplinaridade, geotecnologias

Resumo

Este artigo investiga o uso do sensoriamento remoto nos livros didáticos do Novo Ensino Médio, focando nas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). O objetivo principal foi analisar como esse tema é abordado e como contribui para uma compreensão crítica do espaço geográfico, promovendo a interdisciplinaridade. A pesquisa bibliográfica e documental analisou 14 coleções (84 livros), utilizando critérios quantitativos (número de menções) e qualitativos (abordagem interdisciplinar, teórica e metodológica sobre sensoriamento remoto e cartografia básica). As coleções foram classificadas em três categorias: não recomendada, parcialmente recomendada e recomendada, conforme alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados mostraram que, embora imagens de satélite estejam presentes em todas as coleções, o sensoriamento remoto como tema específico é pouco explorado, aparecendo em apenas 47,62% das obras. A análise revelou uma falta de embasamento teórico aprofundado e uma utilização superficial das imagens de satélite, sem um desenvolvimento significativo de seu potencial interdisciplinar. Também foi observada uma deficiência nos conteúdos relacionados à cartografia básica. Conclui-se que a abordagem do sensoriamento remoto nos livros didáticos é limitada, o que exige que os professores busquem recursos complementares para promover um aprendizado mais efetivo sobre geotecnologias no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Djenane Regina Maia de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Geografia Pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Geologia pela Universidade Federal do Ceará. Prorofessora da educação básica - Secretaria da Educação Básica do Ceará. 

Daniel Dantas Moreira Gomes, Universidade de Pernambuco

Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Ceará. Professordo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade de Pernambuco.

Maria Lucia Brito da Cruz, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

12-08-2025

Como Citar

LIMA, Djenane Regina Maia de; GOMES, Daniel Dantas Moreira; CRUZ, Maria Lucia Brito da. Abordagem das imagens de satélite nos livros didáticos do novo ensino médio: linguagens e metodologias na educação para área de ciências humanas. PerCursos, Florianópolis, v. 26, p. e0105, 2025. DOI: 10.5965/19847246262025e0105. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25909. Acesso em: 8 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1 “Linguagens e metodologias na Educação Geográfica”