A contribuição de Lana de Souza Cavalcanti ao ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246262025e0107

Palavras-chave:

ensino de geografia., didática da geografia, Lana de Souza Cavalcanti

Resumo

Abordamos neste artigo aspectos do pensamento de Lana de Souza Cavalcanti sobre o ensino de Geografia, com destaque para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos geográficos, entre eles, o de território. Por meio de pesquisa bibliográfica, procuramos identificar a contribuição de Lana de Souza Cavalcanti, que desde a década de 1990 vem se destacando no campo do ensino de Geografia, pela vanguarda e representatividade, no que se refere à constituição de uma Didática da Geografia em nosso país. Destaca-se a proposta da abordagem conceitual balizada na escola de Vygostsky e o indicativo de que a cidade e a formação para a cidadania podem ser consideradas eixos articuladores de temas que possibilitam abordagens do território. A renomada professora universitária goiana aponta a importância de se ultrapassar a construção ideológica de território enquanto sinônimo de "território nacional”. Assim, concilia as premissas de Claude Raffestin, segundo a qual o estudante que internalizou o conceito poderá, de posse dos instrumentos teóricos, confrontá-los com o seu cotidiano, de modo que cada sujeito compreenda a possibilidade de sua intervenção no território, nas diferentes escalas.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina de Oliveira Mello, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Diogo Laércio Gonçalves, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Ourinhos. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente.

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Publicado

14-10-2025

Como Citar

MELLO, Márcia Cristina de Oliveira; GONÇALVES, Diogo Laércio. A contribuição de Lana de Souza Cavalcanti ao ensino de Geografia. PerCursos, Florianópolis, v. 26, p. e0107, 2025. DOI: 10.5965/19847246262025e0107. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25877. Acesso em: 19 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1 “Linguagens e metodologias na Educação Geográfica”