Análise da abordagem pedagógica do Componente Físico-Natural água nas pesquisas geográficas (1990-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246262025e0108

Palavras-chave:

componente físico natural (CFN), água, geografia, estado do conhecimento

Resumo

Na busca por compreender como o Componente Físico-Natural (CFN) água vem sendo abordado nos trabalhos de Pós-Graduação em Geografia, foi realizado um Estado do Conhecimento de teses e dissertações em Geografia que abordam essa temática, no período de 1990 a 2024. Foram selecionados dentre os parâmetros da pesquisa 29 trabalhos, 24 dissertações e cinco teses. A Universidade Federal de Goiás (UFG) se destacou como polo das pesquisas sobre a água na Geografia. As temáticas que mais se destacaram foram: “Hidrografia”, tema que contemplou 45% das investigações, “Análise das Temáticas Físico-Naturais” com 27,5% e “Ensino da água, ambiente e percepção” com 27,5%. Foi atestado o papel da Escola como centro das investigações (95%) e o caráter diversificado da abordagem da água, nas ferramentas, linguagens e metodologias apropriadas por professores e estudantes. A metodologia predominante foi a pesquisa participante, que ocorreu em observação de aulas, aulas expositivas, workshops e oficinas. A pesquisa demonstra o interesse que o estudante possui pelo seu entorno. O ensino da água na Geografia deve ser pautado na percepção cotidiana que o estudante carrega consigo. Por meio dela, confrontar os fenômenos sociais e naturais, estimulando a formação do pensamento geográfico. As pesquisas possuem diversos pontos construtivos em análises pontuais, sendo necessária a evolução no diálogo acadêmico desse conhecimento já formado, para que o ensino da água na Geografia evolua.

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Biografia do Autor

Rebecca Micaely Alves Pedrosa, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Eliana Marta Barbosa de Morais, Francisco Gavidia University

Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

14-10-2025

Como Citar

PEDROSA, Rebecca Micaely Alves; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. Análise da abordagem pedagógica do Componente Físico-Natural água nas pesquisas geográficas (1990-2024). PerCursos, Florianópolis, v. 26, p. e0108, 2025. DOI: 10.5965/19847246262025e0108. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25583. Acesso em: 19 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1 “Linguagens e metodologias na Educação Geográfica”