DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO<em>CHALLENGES ON THE CONJUNCTION BETWEEN THEORY AND PRACTICE ON TEACHING SOCIOLOGY ON HIGH SCHOOL</em>

Autores

  • Francisca Rosânia Ferreira de Almeida Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este trabalho pretende analisar como ocorre a articulação entre a teoria e a prática docente da disciplina de sociologia em escolas do ensino médio da rede pública do estado do Ceará. Para fundamentar o estudo, está sendo realizado um apanhado de dados compartilhados entre professores recém ingressos no ofício docente via concurso público. Como aportes teóricos serão utilizados alguns estudiosos nas áreas de sociologia e educação. A reintrodução da sociologia como disciplina obrigatória nos currículos do ensino médio (Lei 11.684/2008) abriu espaço para a discussão de alguns desafios enfrentados pelos professores dessa disciplina, como a falta de material didático próprio da disciplina e a dificuldade de leitura e interpretação dos alunos, problemas que estão intimamente vinculados à articulação entre teoria e prática adquirida nas licenciaturas em Ciências Sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Rosânia Ferreira de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e professora efetiva de sociologia (ensino médio) da rede pública estadual.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

FERREIRA DE ALMEIDA, Francisca Rosânia. DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO<em>CHALLENGES ON THE CONJUNCTION BETWEEN THEORY AND PRACTICE ON TEACHING SOCIOLOGY ON HIGH SCHOOL</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 154–167, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2512. Acesso em: 29 mar. 2024.