Entre titulação e formação: o tensionamento no processo formativo em cursos de Stricto Sensu no atual cenário da pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246242023e0508

Palavras-chave:

formação, pós-graduação, processo formativo, titulação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o tensionamento entre a titulação e a formação no atual cenário da Pós-Graduação Stricto Sensu, no contexto da formação docente e na formação de pesquisadores, realçando as problemáticas que envolvem questões pessoais e sociais dos mestrandos e doutorandos. O estudo se concentra em responder as seguintes questões: Como os conceitos de titulação e formação se entrelaçam na percepção dos alunos da pós-graduação stricto sensu? E quais são os tensionamentos que emergem na realização de um mestrado ou doutorado? Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica que tem por escopo identificar as percepções dos sujeitos envolvidos. Com base no estudo realizado, conclui-se que existe diferenciação entre formação e titulação, pois o processo formativo é amplo, exige reflexão, criticidade e, sobretudo, capacidade para humanizar-se com a educação. A titulação é essencial para o mercado de trabalho, mas necessita estar alinhada ao desenvolvimento de um saber responsável, democrático e comprometido com o contexto social.   

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Biografia do Autor

Altair Alberto Favero, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF.

Angélica Dalla Rizzarda, Universidade de Passo Fundo

Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo - UPF.

Antônio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Mestrando em Educação na Universidade de Passo Fundo - UPF.

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

FAVERO, Altair Alberto; RIZZARDA, Angélica Dalla; SANTOS, Antônio Pereira dos. Entre titulação e formação: o tensionamento no processo formativo em cursos de Stricto Sensu no atual cenário da pós-graduação . PerCursos, Florianópolis, v. 24, p. e0508, 2023. DOI: 10.5965/19847246242023e0508. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/22498. Acesso em: 5 maio. 2024.

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