Mulheres e ação política: lutas feministas pelo direito à cidade

Autores

  • Anita Loureiro de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação em Geografia

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724619402018111

Resumo

Entender a luta pelo direito à cidade a partir de uma perspectiva feminista pressupõe problematizar os paradigmas que sustentam o pensamento acadêmico. Esses fundamentos e as próprias políticas urbanas são muitas vezes o resultado das ações de homens que não reconhecem as demandas das mulheres em suas lutas diárias na cidade. O objetivo aqui é demonstrar o embate ideológico e político - do pensamento à ação - que se revela no fato de que a ciência historicamente negligenciou as mulheres que subvertem a ordem estabelecida. Questionar suposições epistemológicas da perspectiva científica predominante (masculina, branca, ocidental) é uma maneira de permitir que outros sujeitos e lugares de enunciação possam emergir. O artigo direciona o olhar para as lutas feministas pelo direito à cidade, entendendo isso como o direito a uma vida urbana renovada e transformada. O movimento feminista, em sua pluralidade e diversidade como multiplicidade de movimentos de mulheres reivindicando seus direitos, revela-se em sua  complexidade e as epistemologias feministas orientam as reflexões por meio das diversas abordagens possíveis. O feminismo negro, o feminismo indígena e o transfeminismo indicam a necessidade de abordagens interseccionais para compreender as ações das mulheres na luta pelo direito à cidade e, mais amplamente, pelo direito ao próprio corpo e à própria vida. Essa luta se manifesta em protestos e ações políticas, mas também nas ações cotidianas de mulheres que se recusam a conformar-se aos limites e interdições que lhes são impostos, procurando elaborar políticas urbanas mais amplas e corporificadas.

 

Palavras-chave: Mulheres. Direito à cidade. Epistemologias Feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Loureiro de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação em Geografia

Geógrafa e Mestra em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia e do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Tutora do Grupo PET-Geografia/IM – Bolsista PET-MEC.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

DE OLIVEIRA, Anita Loureiro. Mulheres e ação política: lutas feministas pelo direito à cidade. PerCursos, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 111–140, 2018. DOI: 10.5965/1984724619402018111. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724619402018111. Acesso em: 28 mar. 2024.