Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: perspectivas e desafios no âmbito do subprojeto do curso de pedagogia da UFV

Autores

  • Flávia de Castro Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Frederico Assis Cardoso FAE UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5965//1984724619392018240

Resumo

Este artigo é a comunicação do resultado de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2015 na Universidade Federal de Viçosa (UFV) que procurou identificar e analisar os principais desafios enfrentados no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com recorte no subprojeto do curso de Pedagogia. Mais especificamente, o trabalho buscou investigar as possíveis dificuldades enfrentadas pelas pessoas que atuavam no Programa: 63 estudantes e três docentes coordenadores do Subprojeto. Além disso, buscou-se listar e compreender os caminhos que essas pessoas percorreram para amenizar e/ou superar seus desafios. Como referencial teórico, o trabalho possui duas chaves de leitura. Por um lado, inscreve-se no campo da Formação Docente (GATTI, NUNES, 2009; GATTI, BARRETO, ANDRÉ, 2011) ao buscar conhecer a identidade e a trajetória formativa e/ou profissional das pessoas envolvidas no Programa. Por outro, o trabalho recorre ao campo dos Estudos Culturais (JOHNSON, 1999; NELSON et al., 2003), com foco no conceito de experiência (BONDÍA, 2012), ao ouvir os sujeitos atuantes. De caráter qualitativo, a pesquisa fez uso de procedimentos metodológicos que incluíram instrumentos de produção de dados. O desenho utilizou uma amostra de 10% da população de bolsistas de iniciação à docência que responderam aos questionários, além da participação de três dos quatro professores coordenadores de área que foram entrevistados. O argumento central do trabalho é o de que o PIBID, visando à valorização do magistério e à integração entre a educação básica e universidade, pode representar importante veículo formativo que precisa ser mais bem analisado e compreendido.

 

Palavras-chave: Formação Docente. Experiência Docente. Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia de Castro Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: música, formação docente, lei 11.769, desafios núcleo de educação de adultos, educação de jovens e adultos, desafios, núcleo de, educação de jovens e adultos e música; desenvolvimento infantil; educação; proces.

Frederico Assis Cardoso, FAE UFMG

Bacharel licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Mestre (2004) e Doutor (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG). Ex-professor da educação básica (ensinos fundamental e médio em Belo Horizonte/MG). Possui experiências profissionais em ensino, em pesquisa, em extensão e em gestão no ensino superior (cursos de graduação e de pós-graduação nos municípios mineiros de Belo Horizonte, Contagem, Ouro Preto, Sete Lagoas e Viçosa). Ex-professor efetivo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Fundação Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor efetivo Adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais, dedicação exclusiva, com lotação e exercício no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação (DECAE/FaE). Membro do Observatório Sociológico Família-Escola. 

Downloads

Publicado

2018-06-14

Como Citar

ALMEIDA, F. de C.; CARDOSO, F. A. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: perspectivas e desafios no âmbito do subprojeto do curso de pedagogia da UFV. PerCursos, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 240 - 265, 2018. DOI: 10.5965//1984724619392018240. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724619392018240. Acesso em: 4 fev. 2023.