Uso da palha de buriti: manejo, preservação e tradição do povo Macuxi da comunidade indígena Campo Alegre - Roraima

Autores

  • Mirian Gabriela Gregório Braga
  • Maria Bárbara de Magalhães Bethonico Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena Universidade Federal de Roraima http://orcid.org/0000-0002-0144-0716

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724619392018177

Resumo

Esta pesquisa foi realizada na comunidade indígena Campo Alegre – Terra Indígena São Marcos, localizada no município de Boa Vista - Roraima. Sua principal finalidade é a explicitação do uso da palha do buriti (Mauritia Flexuosa) na cobertura das casas do povo Macuxi, sendo este o recurso mais utilizado pela população. Para a realização deste trabalho, utilizou-se o método indutivo intercultural, através do qual foi possível a construção de um calendário socionatural da comunidade, baseado nos saberes tradicionais e na relação da sociedade com a natureza. Paralelamente, foram utilizadas outras técnicas de pesquisa, como a observação direta e entrevistas, com a finalidade de construir a história da comunidade e da terra indígena, bem como identificar o uso dos recursos naturais. As entrevistas contribuíram para a compreensão do processo social e de relação da sociedade com a natureza, que ocorre na atividade de retirada da palha e cobertura das casas. Verificou-se que a prática de retirada das folhas/palhas do buriti ainda está muito presente no cotidiano dos moradores. Desde o processo de criação da comunidade Campo Alegre até os dias atuais, observa-se que algumas relações sociais, econômicas e aspectos culturais sofrem alterações pela própria organização comunitária, porém sem modificar a prática de uso do buriti para diversas finalidades. Tal hábito tem se perpetuado devido às condições climáticas da área onde está inserida a comunidade, com temperaturas elevadas e, neste contexto, a cobertura com a palha oferece aos moradores um conforto térmico, tornando a vida mais confortável.

 

Palavras-chave: Comunidade Indígena. Índios Macuxi. Roraima. Buriti.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Gabriela Gregório Braga

Graduada em Gestão Territorial Indígena pela Universidade Federal de Roraima

Maria Bárbara de Magalhães Bethonico, Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena Universidade Federal de Roraima

Doutora em Geografia e Ordenamento Territorial pela UFF

Professora adjunto IV da UFRR

Downloads

Publicado

2018-06-14

Como Citar

BRAGA, M. G. G.; BETHONICO, M. B. de M. Uso da palha de buriti: manejo, preservação e tradição do povo Macuxi da comunidade indígena Campo Alegre - Roraima. PerCursos, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 177 - 205, 2018. DOI: 10.5965/1984724619392018177. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724619392018177. Acesso em: 4 fev. 2023.