Um click na Tekoá: relato de pesquisa sobre a elaboração do site historiaeculturaguarani.org

Autores

  • André Felipe Meyer Professor de História da rede estadual de Santa Catarina. Assistente Cultural – Monitor do Museu da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618382017208

Resumo

Este texto tem por finalidade analisar o processo de elaboração do sítio eletrônico historiaeculturaguarani.org, resultado de meu trabalho final no curso de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistoria, realizado no Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC . A pesquisa consistiu no desenvolvimento de um material didático de produção de narrativas estudantis audiovisuais, através de fontes Guarani. O objetivo do sítio eletrônico é descentrar e deslocar as percepções e sensibilidades estudantis para outras formas de perceber e sentir a(s) história(s), a partir da inserção de narrativas orais e corporais Guarani no Ensino de História, buscando-se contribuir para a construção de uma educação intercultural, em que se ouçam as perspectivas das comunidades Guarani sobre sua própria história, suas reivindicações e respostas para os problemas encontrados na relação com as sociedades ocidentais, marcadas pelos vínculos coloniais. A metodologia encontrou aporte teórico em categorias Guarani, enfocando os conceitos de territorialidade, artesanato e educação, dialogando com conceitos dos campos decoloniais e pós-coloniais. A organização do sítio eletrônico foi realizada através da análise curricular federal e estadual do Ensino de História para jovens e adultos e ensino médio, e da organização, arrolamento e edição de fontes Guarani, partindo-se das demandas e objetivos das comunidades Guarani. Disponibilizamos, no sítio eletrônico, uma organização de fontes audiovisuais, imagéticas e escritas, produzidas pelos povos Guarani, propondo uma rede de atividades de elaboração de audiovisuais pelos e para estudantes do Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e Ensino Médio Regular, nas aulas de História, através destas fontes.

 

Palavras-chave: Narrativas Guarani. Narrativas Estudantis. História Indígena. Sítio Eletrônico. História – Estudo e Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe Meyer, Professor de História da rede estadual de Santa Catarina. Assistente Cultural – Monitor do Museu da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville.

Mestre em Ensino de História – ProfHistória pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Professor de História da rede estadual de Santa Catarina. Assistente Cultural – Monitor do Museu da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

MEYER, A. F. Um click na Tekoá: relato de pesquisa sobre a elaboração do site historiaeculturaguarani.org. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 208 - 217, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017208. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017208. Acesso em: 1 fev. 2023.