O protagonismo do PIBID no processo de letramento literário

Autores

  • Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias Professora da rede estadual de ensino SEED/PR.
  • Ana Paula Franco Nobile Brandileone Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
  • Vanderléia da Silva Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618382017134

Resumo

Este texto objetiva trazer à luz duas propostas de sequências didáticas desenvolvidas em escolas da Educação Básica da rede pública do Paraná, planejadas com intuito de favorecer o letramento literário. O trabalho com o texto literário em sala de aula apresenta-se, muitas vezes, como um desafio para o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Além de se deparar com alunos pouco interessados nesse tipo de leitura, ainda enfrenta insegurança quanto à metodologia mais eficaz para que a atividade desenvolvida não se torne mera aula de história da literatura, mas sim que ofereça um ambiente que propicie a formação de leitores críticos e desperte o prazer pelo texto literário, tornando a leitura um hábito que favoreça o letramento literário. Considerando estes apontamentos, o PIBID-Letras - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-CAPES, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, campus de Cornélio Procópio), procura contribuir para o processo de letramento literário, buscando amparo teórico e metodológico nos estudos de Rildo Cosson (2009). Em 2015, duas escolas Estaduais no município de Cornélio Procópio, Paraná, foram contempladas com a intervenção do Programa. Para a efetivação da proposta de trabalho, foram realizados encontros semanais, tendo como pauta nas sessões, estudos voltados à formação para a prática docente, com ênfase no processo para o letramento literário, envolvendo professores e graduandos de Letras da UENP-CCP e professores da Educação Básica.

 

Palavras-chave: Formação Docente. PIBID. Letramento Literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, Professora da rede estadual de ensino SEED/PR.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora da rede estadual de ensino SEED/PR.

Ana Paula Franco Nobile Brandileone, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Doutora em Letras pela Univ. Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Unesp/Assis. Professora da Univ. Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Vanderléia da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Doutora em Letras pela Univ. Estadual de Londrina - UEL.  Professora da Univ. Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

ELIAS, I. M. S. P.; BRANDILEONE, A. P. F. N.; OLIVEIRA, V. da S. O protagonismo do PIBID no processo de letramento literário. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 134 - 151, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017134. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017134. Acesso em: 5 fev. 2023.