Ensino de história para alunos surdos: a construção de conhecimento histórico a partir de sequências didáticas

Autores

  • Patricia Bastos de Azevedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.
  • Camilla Oliveira Mattos Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e do município de Seropédica.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618382017112

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a construção de um material didático (sequência didática) voltado para o ensino de tempo histórico para surdos. Nesta seara operamos conceitualmente com quatro campos do conhecimento, em especial: tempo histórico, surdez, linguagem e letramento. Entendendo como fundamental o respeito à cultura surda, sobretudo no que diz respeito à sua língua, a Língua Brasileira de Sinais – Libras, todo o material histórico produzido foi construído em Libras, utilizando imagens e vídeos, materiais estes que, devido ao caráter visual, acreditamos serem os mais adequados para o ensino de História para crianças surdas. Tendo estas preocupações como ponto de partida, construímos uma sequência didática articulada em quatro eixos: ferramentas do tempo, medição temporal, distinção entre tempo histórico e tempo natural e, por fim, permanências e rupturas no tempo. Ressaltamos que neste material todo o conhecimento histórico foi construído em Libras, com o auxílio de uma intérprete, possibilitando o letramento destes alunos surdos. Este material é fruto de pesquisa empreendida no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Tempo Histórico. Surdez. Libras. Letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Bastos de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.  

Camilla Oliveira Mattos, Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e do município de Seropédica.

Mestra em Ensino de História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e do município de Seropédica. 

 

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

AZEVEDO, Patricia Bastos de; MATTOS, Camilla Oliveira. Ensino de história para alunos surdos: a construção de conhecimento histórico a partir de sequências didáticas. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 112–133, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017112. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017112. Acesso em: 28 mar. 2024.