Aprender pesquisando, ensinar aprendendo: percursos formativos que reinventam práticas e saberes docentes

Autores

  • Hugo Alexandre de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.
  • Marta Margarida de Andrade Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618382017063

Resumo

As considerações deste artigo são resultado de um deslocamento proveniente da atividade reflexiva fundamentada em duas dimensões intercomunicantes e fundantes: a prática docente no Ensino Básico e as pesquisas acadêmicas no Mestrado Profissional de Ensino de História (ProfHistória). Apresentaremos e analisaremos os pressupostos teóricos do campo da Educação Histórica que respaldam nossa problemática investigativa. Para tal, abordaremos: a consciência histórica como forma de apropriação e significação do passado que se configura como um importante referencial nas ações e práticas dos indivíduos; os modelos de progressão do raciocínio dos estudantes; e o conceito de literacia histórica. Posteriormente, aprofundaremos nossa reflexão sobre os conceitos substantivos e meta-históricos, considerando-os elementos estruturantes da matriz disciplinar da História.

 

Palavras-chave: Educação Histórica. Aprendizagem Histórica. Consciência Histórica. Literacia Histórica. Conceitos Históricos.

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Biografia do Autor

Hugo Alexandre de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Mestrando Profissional em Ensino de História (ProfHistória) pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor da Educação Básica da Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB. 

Marta Margarida de Andrade Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. 

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

DE ARAÚJO, H. A.; DE ANDRADE LIMA, M. M. Aprender pesquisando, ensinar aprendendo: percursos formativos que reinventam práticas e saberes docentes. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 63 - 86, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017063. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017063. Acesso em: 1 fev. 2023.