História de vida, projeto artístico e Teatro na escola: o PIBID Teatro na UFMG

Autores

  • Ricardo Carvalho de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617352016049

Resumo

O presente artigo apresenta o modo como temos conduzido o processo de formação do professor de Teatro junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Para tanto, trazemos a noção de história de vida, a qual tem se mostrado metodologicamente significativa para compreender como o professor acessa saberes anteriores ao seu ingresso na universidade e como revisita esses saberes confrontando-os com seu novo campo: a sala de aula. Abordamos também a noção de projeto artístico em que o professor de Teatro aproxima seus saberes do grupo de jovens, reconhecendo o potencial de cada aluno em busca de experimentos teatrais protagonizado por todos. Concluímos entendendo que ao bolsista de graduação é permitida uma formação mais completa, em que é assegurada a tutela do professor da educação básica e do professor universitário, tornando o processo de formação docente mais dinâmico com uma imersão do licenciando em seu futuro local de trabalho. E no campo de Pedagogia do Teatro há um processo de proposição-reflexão em que são experimentadas abordagens que aproximam o campo artístico do pedagógico na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

Professor do curso de graduação em Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha na formação de professores de Teatro e estuda as relações de ensino de teatro na escola e na educação não-formal. Estuda o campo da antropologia da aprendizagem (Jean Lave). É coordenador do  PIBID Teatro/UFMG e vice-coordenador do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (DOCEI) (2014-2016) UFMG/MEC.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

FIGUEIREDO, R. C. de. História de vida, projeto artístico e Teatro na escola: o PIBID Teatro na UFMG. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 49 - 62, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016049. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016049. Acesso em: 1 fev. 2023.