O PIBID e a formação de professores de Geografia no Sertão do Sisal: práticas, narrativas e experiências de iniciação à docência

Autores

  • Jussara Fraga Portugal Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Campus XI- Serrinha
  • Simone Santos de Oliveira Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus XI, Serrinha.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617352016004

Resumo

Neste texto, a partir de narrativas de professores de Geografia em formação inicial, intencionamos apresentar as ações que compõem a proposta do subprojeto do PIBID “Formação docente e Geografia escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico”, em desenvolvimento na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, abrangendo 6 (seis) escolas – 3 (três) rurais e 3 (três) urbanas – de ensino fundamental e médio, de 3 (três) municípios do Território de Identidade do Sisal: Conceição do Coité, Serrinha e Teofilândia, e envolvendo 57 (cinquenta e sete) bolsistas, divididos em três grupos, a saber: 45 (quarenta e cinco) bolsistas de iniciação à docência,  9 (nove) bolsistas de supervisão e 3 (três) bolsistas responsáveis pela coordenação. Trata-se de uma proposta de formação que tem como principal objetivo articular a Universidade à escola básica, por meio do desenvolvimento de ações situadas no campo de formação do professor de Geografia, contempladas nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão. O referido subprojeto, ancorado em diversas linguagens, como artefatos didático-pedagógicos e no método (auto)biográfico, potencializa outros modos de conceber a formação docente, o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares de Geografia na educação básica. As narrativas dos bolsistas de Iniciação à Docência e de Supervisão sinalizam as contribuições do PIBID à formação inicial e continuada de professores e destacam, ainda, a relevância das vivências e experiências formativas realizadas no cotidiano das escolas, no processo de aprendizagem docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Campus XI- Serrinha

Licenciada em Geografia. especialista em Avaliação e em Supervisão Escolar. Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha.

Simone Santos de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus XI, Serrinha.

Licenciada em Geografia. Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade. Doutoranda em Educaçãoe  Contemporaneidade. Professora de Geografia da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Professora Assistente B do Deparatamento de Educaçlão da Universidade do Estado da Bahia-BA da Área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado no Colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia, Campu XI da UNEB, Serrinha.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

PORTUGAL, J. F.; OLIVEIRA, S. S. de. O PIBID e a formação de professores de Geografia no Sertão do Sisal: práticas, narrativas e experiências de iniciação à docência. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 04 - 27, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016004. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016004. Acesso em: 1 fev. 2023.