Estudantes adultos e idosos pouco escolarizados e cultura digital: algumas provocações

Autores

  • Deisi Cord Programa de Pós-Graduação em Educação - UDESC
  • Sonia Maria Martins de Melo Programa de Pós-Graduação em Educação - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616312015118

Resumo

Este artigo enfoca a relação entre estudantes pouco escolarizados e cultura digital. Inicialmente, buscamos enfatizar que o vínculo entre o ser humano e a tecnologia, do ponto de vista do filósofo Álvaro Vieira Pinto, é uma relação ontológica. Entretanto, se a cultura digital vem revolucionar a informação e a comunicação, ampliando as janelas do mundo, é vigente a crença de que adultos e idosos pouco escolarizados estariam à margem do processo. Buscamos problematizar este aspecto, trazendo breve relato de uma experiência tecnológica levada a cabo com estudantes  em processo de alfabetização em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis. Concluímos que há barreiras à participação dos estudantes mencionados na cultura digital, porém nosso pressuposto é de que, considerando seus saberes da experiência, não é tão simples apenas falar em exclusão ou marginalidade. Para nossas reflexões, recorremos a autores como Manuel Castells, Jorge Larrosa Bondía, Boaventura de Sousa Santos, Paulo Freire e Carmen Cavaco, além de Álvaro Vieira Pinto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisi Cord, Programa de Pós-Graduação em Educação - UDESC

Professora alfabetizadora da EJA do município de Florianópolis, Mestre em Educação (UFSC), Doutoranda em Educação, linha Educação, Comunicação e Tecnologia do PPGE/FAED/UDESC, membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis - Santa Catarina - Brasil. Bolsista FAPESC.

Sonia Maria Martins de Melo, Programa de Pós-Graduação em Educação - UDESC

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FAED/UDESC, líder do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil.

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

CORD, Deisi; MELO, Sonia Maria Martins de. Estudantes adultos e idosos pouco escolarizados e cultura digital: algumas provocações. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 118–136, 2015. DOI: 10.5965/1984724616312015118. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616312015118. Acesso em: 29 mar. 2024.