Escola Nossa Senhora Aparecida: um movimento histórico de luta por escola <em>DOI: 10.5965/1984724614262013187</em>

Autores

  • Vagner Luiz Kominkiéwic MST
  • Jéferson Silveira Dantas UFSC

Resumo

O referido artigo trata da história da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Passos Maia/SC. A escola tem em sua gênese a vinculação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. A questão central deste estudo é a omnilateralidade da educação no contexto da luta por escola considerando a educação no MST. Seus objetivos fundamentais são: compreender os elementos que compõe a formação omnilateral em Marx; delinear as principais linhas políticas e os princípios filosóficos e pedagógicos básicos da educação no MST; analisar o movimento da trajetória histórica da escola atentando para os avanços obtidos, bem como os retrocessos tendo como base as linhas políticas; e os princípios da educação no MST bem como a educação omnilateral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Luiz Kominkiéwic, MST

Licenciado em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Especialista em Ciências Humanas e Sociais para escolas do campo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Ensino de História e Educação. Realiza cursos de formação politica: Como funciona a sociedade: crítica à economia política. Tem experiência com magistério, pré-escolar e ensino fundamental e também com ensino médio. Atuou como gestor em escola de Assentamento da Reforma Agrária. Atualmente é educador em escola de assentamento da Reforma Agrária.

Jéferson Silveira Dantas, UFSC

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Doutor em Educação pela UFSC. Professor substituto no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED/CED/UFSC). Membro e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (CED/CFH/UFSC). E-mail: clioinsone@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-08-02

Como Citar

KOMINKIÉWIC, Vagner Luiz; DANTAS, Jéferson Silveira. Escola Nossa Senhora Aparecida: um movimento histórico de luta por escola <em>DOI: 10.5965/1984724614262013187</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 187–213, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724614262013187. Acesso em: 28 mar. 2024.