BRASIL, QUAL É O SEU LUGAR? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos<em>BRAZIL, WHICH PLACE DO YOU BELONG? Brazil image in latin american textbooks</em>

Autores

  • Juliana Pirola da Conceição Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo versa sobre as representações iconográficas de Brasil, construídas e divulgadas em livros didáticos latino-americanos de História, tomando por base um exemplar argentino (1996) e um colombiano (2003). A intenção é investigar se contribuem para a construção de representações do país como parte cultural integrante da América Latina. O presente trabalho se fundamenta em Chartier (1990), Manguel (2001) e Choppin (2004), que consideram o livro didático simultaneamente objeto cultural e fonte desta pesquisa.
Palavras-Chave: Representação. Livro Didático. Ensino de História. América Latina.

Abstract
This article deals with Brazil image disclosed in textbooks of Latin American History. The intention is to investigate whether they contribute to the construction of the country representations as cultural part of Latin America. Considering the textbook both as object and cultural source of this research because of its multitude of functions and its importance to the teaching of History, this work is based on Chartier (1990), Manguel (2001) and Choppin (2004).
Keywords: Representation. Textbook. Teaching of History. Latin America.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pirola da Conceição, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em História pela UFES. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é membro do Laboratório de Ensino de História (LAHIS) da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisa a imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos.

Downloads

Publicado

2010-09-09

Como Citar

PIROLA DA CONCEIÇÃO, Juliana. BRASIL, QUAL É O SEU LUGAR? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos<em>BRAZIL, WHICH PLACE DO YOU BELONG? Brazil image in latin american textbooks</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 21–42, 2010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1565. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua