Chamada de textos para dossiê 2024 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"

2023-04-13

A Revista PerCursos -  Faed/Udesc receberá  para análise, até 13/10/2023, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa  relacionadas à temática do dossiê “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea”

A ideologia liberal hegemônica trabalha insistentemente em promover deturpações contra qualquer experiência de construção do socialismo ou resistência ao imperialismo, atribuindo a essas sociedades adjetivos sempre desqualificadores, sendo que o mais recorrente é o de serem totalitárias. Foi assim com as experiências da Revolução Russa e de outras que ousaram e ousam afrontar a sociedade do capital, e apontar outra realidade possível.  Evidentemente que, nesse esforço de difamação diuturna, a educação tem um papel preponderante na construção de consensos em torno dos quais se articula a formatação de uma educação condizente com a lógica do mercado. Na mesma linha, as políticas de controle dos espaços geopolíticos se tornaram decisivas para o aprofundamento da sociedade do capital. Assim, os intelectuais orgânicos que dirigem essa ofensiva implementam táticas de esvaziamento e, mesmo, de banimento, das contribuições de pensadores revolucionários que se ocuparam em pensar a educação e os territórios em um sentido pleno, emancipatório. Destacamos dois desses revolucionários: Vladimir Ilyich Ulianov, o Lenin, e Antonio Gramsci. O primeiro, líder bolchevique, homem de ação e teórico da vitoriosa Revolução Russa. O segundo, incansável comunista, morto uma semana após ser libertado do cárcere fascista.  Ambos têm em comum, além da herança marxiana de análise da sociedade de classes, o entendimento de que não basta compreender, é preciso transformar esta sociedade. Muito do incômodo que esses teóricos revolucionários provocam reside, justamente, em suas formulações teórico-práticas, sobretudo nos ambientes acadêmicos que, guardadas as devidas exceções, têm se perfilado em perspectivas pós-modernas e reformistas, nas quais o apagamento da consciência da luta de classes dá o tom. Vale destacar que, a despeito da campanha, difundida também no campo da educação, contra filósofos e pensadores da tradição marxista, Lenin e Gramsci têm despertado enorme interesse no campo da pesquisa, nas diferentes áreas das ciências humanas. A criação e fortalecimento de fóruns de discussão, grupos de estudos, redes de pesquisas dedicadas ao aprofundamento da interpretação da realidade social, espacial e educacional com foco nas chaves de leitura, conceitos e categorias cunhados por esses autores, explica a gigantesca produção acadêmica represada e que, não tendo espaço para sua adequada divulgação científica, deixa de prestar enormes contribuições à compreensão e explicação dos problemas que a educação contemporânea ainda não superou ou teima em restaurar.

Assim, espera-se com esse dossiê proporcionar aos leitores, pesquisadores, estudiosos e militantes da educação contribuições em formato de artigos, de ensaios e/ou pesquisas que tenham como objeto de investigação a educação e/ou territórios, cujos referenciais teórico-metodológicos estejam fundamentados no repertório categorial de Lenin ou Gramsci para enfrentar os desafios contemporâneos.

O dossiê integrará a edição do ano de 2024 e será organizado pelos professores André Silva Martins (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF), Luciana Marcassa (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) e Mariléia Maria da Silva (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC).

As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista:  

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