O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspectivas e dilemas

Autores

  • Sandra Mónica Figueiredo Oliveira Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Universidade Católica Portuguesa

Resumo

Pensar o que pode ser o ensino superior artístico atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação, tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos recentemente enumerados pela política educativa vigente. Consideramos que este novo paradigma da educação vem condicionando, de modo particular, uma configuração nas imagens e perfis identitários socioprofissionais dos professores construtores de uma formação académica que nos merecem especial atenção.

Este trabalho privilegia uma investigação qualitativa e pretende compreender como os professores se percebem enquanto profissionais e como perspetivam o ensino superior artístico na atualidade. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular na educação artística, visando a inovação dos processos de formação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mónica Figueiredo Oliveira, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Universidade Católica Portuguesa

Posdoutorada em Didática das Expressões artísticas pela FBAUP. Doutora em Artes Plásticas pela FBAUS, 2000. Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, desde 1996. Investigadora integrada do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica do Porto. Investigadora colaboradora do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – Núcleo de Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Colaboradora em Projetos na área da Educação e Formação com a Câmara Municipal do Porto na formação de técnicos e na dinamização de oficinas didáticas do Departamento de Arquivos e Museus e no Departamento das Bibliotecas. Autora de várias publicações na área da Educação Artística, Ilustração e Artes Plásticas. Como artista plástica participou em várias exposições coletivas e individuais no país e no estrangeiro. Destacam-se os dois últimos prémios nacionais de escultura que ganhou em 2012. Foi membro das Comissões de Especialistas na área Científica de Formação de Professores Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 2004 a 2006. Foi membro da Comissão de Peritos, para a Avaliação Externa de Cursos do Ensino Superior Politécnico na área da Educação do Conselho de Avaliação, de 2002 a 2004. Foi membro da Comissão de Acreditação e Certificação do Instituto Nacional de Acreditação da Formação de Professores – Ministério da Educação (INAFOP) de 2000 a 2002.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

OLIVEIRA, S. M. F. O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspectivas e dilemas. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 19, p. 67-86, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/8918. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta