Um Olhar Sobre Duchamp e Oldenburg

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605102013140

Palavras-chave:

leitura de imagem , semiótica greimasiana , Marcel Duchamp, Oldenburg

Resumo

Este artigo pretende dar suporte para uma leitura em sala de aula do readymade Fontaine de Marcel Duchamp e Soft Toilet de Claes Oldenburg. Essas obras foram analisadas por meio de pressupostos da Semiótica Greimasiana, fazendo uso das teorias de Ana Claudia de Oliveira e das análises feitas pela crítica e historiadora Rosalind E. Krauss. Esta leitura fornece métodos de descrição, que permitem uma visão ampla da obra, com o intuito de aproximar o espectador para que possa apreciá- la esteticamente. Ao final das análises, foi verificado que as duas esculturas, mesmo tendo o tema em comum, têm suas diferenças, pois Duchamp apropria-se de objetos prontos e Oldenburg subverte a função do objeto, apresentando ao público formas amolecidas.

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Biografia do Autor

Janine Alessandra Perini, Federal University of Maranhão

graduação em Educação Artística pela Universidade da Região de Joinville (1998). Especialização em "O Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos" pela Universidade da Região de Joinville (1998) e especialização em "Arteterapia" pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (2007). Mestrado em "Artes Visuais", pela Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC (2012). Participa dos grupos de pesquisa: Educação, Arte e Inclusão, UDESC e Grupo de Pesquisa em Arte e Cultura na Educação Tecnológica Educatecnoarte, IFSC. Professora de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo.

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Publicado

2014-01-29

Como Citar

PERINI, Janine Alessandra. Um Olhar Sobre Duchamp e Oldenburg. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, 2014. DOI: 10.5965/2175234605102013140. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4231. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática