A publicação de artista como estratégia descolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615372023e0014

Palavras-chave:

descolonialidade, espaços de arte, publicação de artista

Resumo

Diante das possibilidades de produção e circulação artísticas que as publicações de artistas apresentam, neste artigo, abordamos a potencialidade descolonial destas produções como alternativa aos espaços de arte institucionalizados. Para isso, elaboramos o seguinte problema investigativo: como a publicação de artista pode funcionar como prática descolonial de circulação artística fora dos espaços oficiais de arte? Para responder a esta pergunta, elaboramos uma pesquisa bibliográfica que objetiva discorrer sobre o sistema de arte como herança colonial; conceituar publicação de artista e sua fruição em espaços não convencionais como prática dissidente; e, por fim, apresentar proposições artísticas de circulação que extrapolam os espaços de arte institucionalizados. Os resultados desta pesquisa indicam que as publicações de artista colaboram para democratizar o acesso à experiência estética propondo meios de circulação, consumo e produção alternativos ao sistema de arte institucionalizado.

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Biografia do Autor

Eva Alves Lacerda, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pesquisadora, artista visual e professora. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) - 2016, é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da UEM (2018). Doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UDESC. É professora formadora em técnicas de desenho, pintura e gravura nos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais EAD da Unicesumar. Como artista desenvolve trabalhos que tensionam relações entre tempo, pintura e espaço. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Poéticas Visuais, Pintura Contemporânea, Feminismo e Estudos Culturais.

Matheus Ezequiel de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais na linha de Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. É artista visual colaborador do Planetário de Goiânia. Atua em projetos que convergem arte, astronomia e são voltados para a sociedade.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

LACERDA, Eva Alves; OLIVEIRA, Matheus Ezequiel de. A publicação de artista como estratégia descolonial. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 37, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5965/2175234615372023e0014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24028. Acesso em: 9 maio. 2024.