Registro ou obra? O lugar da performance no trabalho de Tony Camargo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609202018025

Palavras-chave:

Tony Camargo, arte contemporânea, performance, Fotomódulos, documento

Resumo

Neste artigo, faremos uma abordagem sobre o lugar da performance no circuito da arte contemporânea. Para isso, realizaremos uma reflexão sobre a obra de Tony Camargo, artista visual e performer que tensiona os limites impostos à arte performática ao capturar e editar fotografias de suas encenações. Ao nos atentarmos à série Fotomódulos buscamos compreender como e quando, para o artista, o registro da performance torna-se obra. Para isso, entrevistamos Tony com a intenção de entender quais camadas são sobrepostas à sua atuação performática na produção e pós-produção das fotografias que capturam suas gestualidades. Não temos como pretensão desenvolver uma análise crítica da qualidade formal de seu trabalho, mas sim cartografar os procedimentos que possibilitam, para Tony, que a captura do gesto performático se torne artefato de museu. Subjacente à análise, trabalharemos, a partir de Auslander (2013) Agra (2009), os tensionamentos impostos à documentação da performance, vista por alguns como outra forma de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Fabris, Federal University of Paraná

Doutoranda em Design pela Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Sistemas de Produção e Utilização. Mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na linha de pesquisa Mediações e Culturas. Participa do grupo de pesquisa Design e Cultura (UTFPR). Possui graduação em Bacharelado em Design pela UTFPR, com habilitação em design gráfico e de produto. Professora do Instituto Federal do Paraná. Seus temas de pesquisa e interesse são: design e cultura, cultura popular, cultura material, história do design e memória e patrimônio.

Ronaldo de Oliveira Corrêa, Federal University of Paraná

Mestre pelo PPGTE/UTFPR (2003), sob a orientação da Dra. Marília Gomes de Carvalho. Doutor pelo PPGICH/UFSC (2008), sob a orientação da Dra. Carmem Rial e do Dr. Gilson Queluz. Em 2007 realizou estágio de doutoramento no México, no Posgrado en Ciéncias Antropológicas da Universidad Autónoma Metropolitana ? Unidad Iztapalapa, sob a orientação do Dr. Néstor Garcia Canclini, na área de políticas culturais. Recebeu o Prêmio Capes de Teses ? edição de 2009. Estágio de pós-doutorado CAPES no PPGAS/UFRGS (jul de 2012 a jul de 2013), sob a supervisão da Dra. Cornélia Eckert. Atualmente é professor na Universidade Federal do Paraná UFPR, onde atua na graduação e pós-graduação. Áreas de interesse: cultura material, memória e trabalho, sistemas técnicos e tecnologia, produção e crítica de imagem.

Referências

AGRA, Lúcio. “Autor/autores – performance no coletivo” ou de como a reencena-ção da performance é um fator estratégico para sua pedagogia. Sala Preta (USP), v. 1, p. 247-252, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57374/60356 Acesso em: 15 de fevereiro de 2018.

AUSLANDER, Philip. A performatividade da documentação de performance. eRevista Performatus, Inhumas, ano 2, n. 7, nov. 2013.

BEBIANNO, C. A performance e eu, trajetória de uma relação. 2010. Disponível em: http://performanceereenactment.blogspot.com.br/2010/06/performance-e-eu-ce-lina-bebianno.html. Acesso em: 15 novembro de 2016.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção. Como a arte reprograma o mundo contempo-râneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CAMARGO,Tony. Tony Camargo. Disponível em: http://www.tonycamargo.net/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=1. Acesso em: 14 novembro de 2017.

CAMARGO, Tony. Entrevista concedida. Novembro de 2016.

CARVALHO, Humberto. Farias de. Uma metodologia de conservação e restauro para a arte contemporânea. In: FREIRA, Cristina (Org). Arte contemporânea: preservar o quê? São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2015. p. 17-31.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J; DESLAURIERS, J. P.; GROU-LX, L. H.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES A Pesquisa Qualitativa: enfoques episte-mológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012.

CORRÊA. Ronaldo de Oliveira. Narrativas sobre o processo de modernizar-se: uma investigação sobre a economia política e simbólica do artesanato recente em Floria-nópolis, Santa Catarina, BR. 2008. 305 p. Tese (Doutorado Ciências Humanas) – Pro-grama do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

CORRÊA, R. O.; RIAL, C. S. M. ; QUELUZ, G. L. . “A finalidade é a gente trabalhar aqui mesmo no ateliê [...]” Processos de refuncionalização dos ateliês de artesãos(ãs) no circuito econômico e cultural de Florianópolis, SC.. In: RIAL, C; SILVA, S. R.; SOUZA, A. M.. (Org.). Consumo e Cultura Material: perspectivas etnográficas. 1ed.Florianóplis: Editora da UFSC, 2012, v. 1 , p. 49-74.

COSTA, C. B. A escuta do outro: dilemas da interpretação. Revista de Historia Oral, v.17, p. 47-65, 2014.

DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006.

FERREIRA, Larissa. Performance tática: cartografia dos desvios. VIS Revista do Progra-ma de Pós-Graduação em Arte da UnB. V.10, n.1, p 112-121, Brasília: 2011.

FREIRE, Cristina. Preservar o futuro? In: FREIRE, Cristina (Org). Arte contemporânea: preservar o quê? São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2015. p. 9-17.

FREITAS, Artur. Tony Camargo: a dialética dos contrários. 1. ed. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2011.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. A sociedade sem relato. Antropologia e estética da imi-nência. São Paulo: Edusp, 2016.

GOLDBERG, Roselee; CANTON, Katia. A arte da performance: do futurismo ao pre-sente. Martins Fontes, 2006.

KAC, Eduardo. Prefácio. In: FREIRE, Cristina (Org). Arte contemporânea: preservar o quê? São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2015. p. 7-9.

MENESES, Ulpiano T. B. de. Memória e cultura material: documentos pessoais no es-paço público. Revista Estudos Históricos, v. 11, n.21, p. 89-104, 1998.

MORAES, J. M. R. Especificidades do ensino da performance nas artes visuais. DAPes-quisa, v.10, n.14, p 24-37, Florianópolis, 2015.

PHELAN, Peggy. “The ontology of performance: representation without reproduction” In: Unmarked: The Politics of Performance, Routledge: London and New York, 1993.

RODRIGUES, Bruno Cesar ; CRIPPA, G. Arte Contemporânea: o quê e como organizar e preservar? Informação, Memória e Patrimônio: do documento às redes. v. 1. p. 1-18, João Pessoa: ENANCIB, 2015.

THOMPSON, Paul. A Voz do Passado: História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2018-04-26

Como Citar

FABRIS, Yasmin; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira. Registro ou obra? O lugar da performance no trabalho de Tony Camargo. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 20, p. 25–41, 2018. DOI: 10.5965/2175234609202018025. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12137. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática