De Mariano a Gurgel:

Um estudo de ocorrências intertextuais em uma homenagem a Cesar Camargo Mariano e Debora Gurgel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530411022026e0103

Palabras clave:

Homenagem Musical, Música popular brasileira para piano, Intertextualidade, Cesar Camargo Mariano, Debora Gurgel

Resumen

O artigo aborda a intertextualidade como elemento central na criação artística, destacando como as obras dialogam com tradições e influências preexistentes, reinterpretando-as e integrando-as em novos contextos. A partir das ideias da Teoria da Influência Musical de Joseph Nathan Straus (1990) e da nomenclatura analítica de Lucas Barbosa (2005), explora-se como compositores são influenciados por suas referências e criam por meio de releituras estilísticas e idiomáticas. A partir da análise realizada em De Mariano a Gurgel, composta por Camilla Moraes, observa-se a utilização de elementos musicais característicos de Cesar Camargo Mariano e Debora Gurgel, como motivos rítmicos, harmônicos e idiomáticos de seus pianismos. Assim, o texto enfatiza a intertextualidade como um processo transformador que une o antigo e o novo, enriquecendo o significado artístico e possibilitando diferentes interpretações.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Camilla Moraes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Camilla Moraes é professora e pianista licenciada em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bacharel em Piano na mesma universidade e pós-graduada em Prática e Ensino do Piano no Século XXI pela Academia Cultura em parceria com a UniFAHE. Foi orientada pela pianista e professora Dra. Maria Teresa Madeira (2017-2019) e também pela pianista e professora Dra. Lúcia Barrenechea no curso de Piano. Dedica-se ao estudo de Piano popular sob orientação do professor Dr. Cláudio Dauelsberg e da professora Débora Gurgel. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq sob orientação da Dra. Lúcia Barrenechea. Foi uma das finalistas do 1 Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmara da UFRJ (2016). O duo Moraes-Goulart, do qual participa, foi contemplado com o prêmio "IVL 50 anos" - Melhor Intérprete de música brasileira" no II Concurso de Música de Câmara da UNIRIO (2017). Atualmente, é professora substituta no Instituto Federal do Rio de Janeiro, assistente de maestro e pianista colaboradora do coro da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

  • Lucia Silva Barrenechea, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Professora Titular de Piano e Música de Câmara na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Lotada no Depto. de Piano e Instrumentos de Cordas do Instituto Villa-Lobos - Centro de Letras e Artes. Área de atuação: Música, Performance Musical.

Referencias

BARBOSA, Lucas de Paula. A intertextualidade musical como fenômeno: um estudo sobre a influência da música de Chopin nas 12 Valsas de Esquina de Francisco Mignone. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.

BARBOSA, Lucas de Paula; BARRENECHEA, Lúcia. A intertextualidade musical como fenômeno. Per Musi, Belo Horizonte, v.8, p.125-136, jul./dez. 2003.

BARRENECHEA, Lúcia Silva. Homenagens pianísticas de Camargo Guarnieri: um estudo de intertextualidade. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 19., 2009, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFRR, 2009. p. 627–629.

GURGEL, Debora Picarelli. Curso de Rítmica para piano e outros instrumentos. Aula 3: Rítmica brasileira – samba tradicional e samba partido-alto. São Paulo: [s.n.], jul. 2020. Material de curso.

GURGEL, Debora Picarelli. Depoimento concedido a Camilla Moraes. Rio de Janeiro, 14 ago. 2025.

GURGEL, Debora Picarelli. Na ginga do Guinga. Partitura com melodia cifrada. São Paulo: Autora, 2008.

GURGEL, Debora Picarelli. Pro Romero. Partitura com melodia cifrada. São Paulo: Autora, 2015.

GURGEL, Debora Picarelli. Na ginga do Guinga. In: Piano Solo. São Paulo: Estúdio Da Pá Virada, 2017. 1 disco sonoro. Faixa 1.

GURGEL, Debora Picarelli. Pro Romero. In: Piano Solo. São Paulo: Estúdio Da Pá Virada, 2017. 1 disco sonoro. Faixa 2.

GRECO, Lara Roberta Peres de Lima e Silva. Viva Villa! de Gilberto Mendes: uma investigação sobre a ocorrência de intertextualidade no pós-modernismo musical. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

MANFRINATO, Ana Carolina. O uso da intertextualidade na Bachianas Brasileiras nº 4 de Heitor Villa-Lobos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, II, 2012, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2012. Subárea de Linguagem e Estruturação Musical/Teoria da Música.

MARIANO, Cesar Camargo. Cristal. In: Solo Brasileiro. Rio de Janeiro: NCL (Núcleo Contemporâneo), 1994a. 1 disco sonoro. Faixa 8.

MARIANO, Cesar Camargo. Samambaia. In: Solo Brasileiro. Rio de Janeiro: NCL (Núcleo Contemporâneo), 1994a. 1 disco sonoro. Faixa 12.

MARIANO, Cesar Camargo. Cristal. Transcrição para piano [manuscrito/digital]. [S.l.]: [s.n.], 1994b.

MARIANO, Cesar Camargo. Samambaia. Transcrição para piano [manuscrito/digital]. [S.l.]: [s.n.], 1994b.

MESTRINEL, Francisco de Assis Santana. A batucada da Nenê de Vila Matilde: formação e transformação de uma bateria de escola de samba paulistana. 2009. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

MESQUITA, Gabriel. ||: (À) bússola intertextual (É) o estranho retorno infinito :|| 2023. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

MORAES, Camilla. De Mariano a Gurgel. Fonograma digital. Rio de Janeiro, 2025. Disponível em https://tinyurl.com/5ctndmyc.

MORAES, Camilla. De Mariano a Gurgel. Partitura com melodia cifrada. Rio de Janeiro: Autora, 2024. Disponível em https://tinyurl.com/3w22sjt7.

PINTO, Tiago Oliveira. As cores do som: estruturas sonoras e concepção estética na música afro-brasileira. África, [S. l.], n. 22-23, p. 87–109, 2004. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i22-23p87-109. Disponível em: https://revistas.usp.br/africa/article/view/74580. Acesso em: 25 jun. 2026.

RIBEIRO, Érika Maria. O pianismo e seus elementos na música de Egberto Gismonti. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

SANCHES, Daniel Felipe Leite; BARRENECHEA, Lucia Silva. Estudo n. 4 de José Vieira Brandão: aspectos intertextuais na homenagem musical a Heitor Villa-Lobos. In: II CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, 2014, Vitória. Anais [...]. Vitória: ABRAPEM – UFES – FAMES, 2014. Comunicação.

STRAUS, Joseph N. Remaking the past: musical modernism and the influence of the tonal tradition. Cambridge: Harvard University Press, 1990

ZANI, Ricardo. Intertextualidade: considerações em torno do dialogismo. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n.1, p. 121-132, jan./jun. 2003.

Publicado

2026-09-03

Cómo citar

De Mariano a Gurgel:: Um estudo de ocorrências intertextuais em uma homenagem a Cesar Camargo Mariano e Debora Gurgel. Orfeu, v. 11, n. 2, p. e0103, 3 sep.2026.