Pensamento Crítico na Formação de Professores de Música: andragogia mobilizada pelos cantos de tradição oral

Autores

  • Luciane da Costa Cuervo Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Rosa Maria Rigo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0108

Palavras-chave:

práticas vocais, cantos de trabalho, cognição social

Resumo

Este estudo objetiva delinear e refletir sobre estratégias de andragogia no contexto do ensino superior, na formação de professores e oficinas extensionistas de música a partir das musicalidades de cantos da tradição oral, de modo a incentivar e fortalecer a tomada de consciência social. Partindo da fundamentação sobre conceitos de andragogia e pensamento crítico, o trabalho contempla o planejamento e a construção colaborativa do repertório musical, bem como a sua implementação e repercussão nos contextos de atuação docente. Dentre seus achados, a abordagem mostra-se mobilizadora de novas aprendizagens por meio da pesquisa, discussão e execução coletiva de cantos cujas letras, narrativas, melodias, formas, ritmos e contexto sociocultural enriquecem as experiências formativas e promovem fortalecimento do pensamento crítico. Foi possível também constatar as contribuições das propostas na esfera da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na pesquisa, análise crítica na perspectiva da cognição social e performance de repertórios musicais de variadas culturas. A conclusão deste estudo demonstra que a problematização sobre repertórios musicais nos processos de transmissão social, memórias e silenciamentos, mostra-se significativa a partir dos cantos da oralidade e de suas perpetuações ou apagamentos históricos.

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Biografia do Autor

Luciane da Costa Cuervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministra disciplinas que atendem estudantes dos cursos de Música, Pedagogia, Fonoaudiologia, entre outros, nas modalidades presencial e à distância. Segunda líder do EDUCAMUS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Música e Educação do PPGEDU-UFRGS (CNPq), sob coordenação da Dra. Leda Mafioletti. Graduada em Música/UFRGS, com ênfase em flauta doce, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS e Doutora em Informática na Educação/PGIE-UFRGS. Atuou como pesquisadora honorária visitante no Institute of Education of University College London sob orientação do profº Graham Welch (2015-2016). Como intérprete, dedica-se à interpretação de música antiga e contemporânea, havendo estreado inúmeras composições de autores brasileiros. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - práticas musicais (voz e flauta doce), musicalidade e cognição musical, performance no contexto da cultura digital.

Rosa Maria Rigo, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS

Doutorado em Educação pelo PPGEDU/PUCRS (Aprovada com voto de louvor); Doutoramento Sanduíche pela Universidade Aberta/UAB, Delegação do Porto/Portugal. Mestre em Educação pela PUCRS. Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos e Especialização de Profissionais para Organizações do Terceiro Setor/PUCRS. Graduação em Comunicação Social, Habilitação Relações Públicas/Unisinos, e Pedagogia Multimeios e Informática Educativa/PUC/RS. Possui experiência como instrutora em Treinamento Empresarial Presencial - Sistema Integrado de Administração Geral (SERPRO); Como professora tutora no Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologia de
Informação e Comunicação Acessível (UAB - UFRGS) de 2010 a 2012/1; Tutora e formadora no Projeto Escolas da Paz - FORPROF/UFRGS, período 2014/2015-1, e como Coordenadora da Ação de extensão denominada REDE DE PROFESSORES: Espiritualidade e resgate de saberes integrais pela UFRGS (2015). Atuou como como professora tutora e Orientadora de TCC no curso de Especialização em Gestão Educacional: Supervisão, Inspeção e Orientação (EAD) pelo IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações e Campus Machado como Orientadora de TCC no curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva. Atualmente atua como Professora tutora (polo UFRGS) no curso de Pedagogia Belíngue do
Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

CUERVO, Luciane da Costa; RIGO, Rosa Maria. Pensamento Crítico na Formação de Professores de Música: andragogia mobilizada pelos cantos de tradição oral. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0108, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0108. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23964. Acesso em: 27 abr. 2024.