"Nordeste é uma ficção. Nordeste nunca houve": o migrante nordestino e a experiência da diáspora nas canções de Belchior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0102

Palavras-chave:

Belchior, Nordeste, história & música

Resumo

O objetivo desse artigo é explorar a narrativa do migrante nordestino nas canções de Antônio Carlos Belchior e como a perspectiva diaspórica da trajetória do artista expressa-se de maneira sensível na sua forma de criar e representar o mundo enquanto sujeito migrante. Para isso, serão analisadas as canções Passeio (1974), Fotografia 3x4 (1976) e Conheço o Meu Lugar (1979), a partir de uma apreensão empírica da canção (TATIT, 2003) e de uma interpretação balizada na perspectiva de uma antropologia literária (ISER, 2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Rocha Mattos Caviola, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em História, na linha de pesquisa História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Artes (2022), na linha de pesquisa Processos de Formação, Mediação e Recepção pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Especialista em Análise e Gestão do Patrimônio Cultural (2020) e Licenciado em História (2018), ambos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). É professor efetivo de História, no ensino básico estadual (SEE-MG) e realiza pesquisas sobre a relação entre música e sociedade, a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre arte, história e estudos musicológicos.

Referências

Audiovisuais

BELCHIOR, Antônio Carlos. Brasil Especial – Luiz Gonzaga (1976). Rede Globo de Televisão, 1976. Disponível em: <https://youtu.be/Sawauops1lc>. Acesso em: 18 mar. 2022.

BELCHIOR, Antônio Carlos. MPB Especial. TV Cultura, 02 de outubro de 1974. Disponível em: <https://youtu.be/94-rOEVnyDg>. Acesso em: 18 mar. 2022.

BELCHIOR, Antônio Carlos. TVCOM, 20 de junho de 1996. Disponível em: <https://youtu.be/iANWrFps82c>. Acesso em: 22 ago. 2021.

BELCHIOR, Antônio Carlos. Vox Populi. TV Cultura, 20 de fevereiro de 1983. Disponível em: <https://youtu.be/TO9bMJP8-rw>. Acesso em: 17 de setembro de 2022.

EDNARDO. Brasil Especial – Luiz Gonzaga (1976). Rede Globo de Televisão, 1976. Disponível em: <https://youtu.be/ymvsg1R4sXs>. Acesso em: 18 mar. de 2022.

EDNARDO. Programa Panorama Especial. TV Cultura Canal 2 São Paulo, 1977. Disponível em <https://youtu.be/GePmuRK9nX4>. Acesso em: 18 mar. 2022.

Discográficas

BELCHIOR, Antônio Carlos. Alucinação. In.: BELCHIOR, Antônio Carlos. Alucinação. São Paulo: Phonogram, 1976. 1 disco sonoro. Lado B, faixa 1.

BELCHIOR, Antônio Carlos. Fotografia 3x4. In.: BELCHIOR, Antônio Carlos. Alucinação. São Paulo: Phonogram, 1976. 1 disco sonoro. Lado B, faixa 4.

BELCHIOR, Antônio Carlos. Passeio. In.: BELCHIOR, Antônio Carlos. Belchior. São Paulo: Chantecler, 1974. 1 disco sonoro. Lado B, faixa 2.

ALUCINAÇÃO. Belchior (Philips). Revista Pop, julho de 1976.

ATHAYDE, Eduardo. Belchior: o que me interessa é amar e mudar. Revista Pop, junho, 1976, p. 10.

A poesia na música. Estado de São Paulo, 27 de junho de 1976, p. 3

BELCHIOR “como o diabo gosta”. Revista Música, setembro de 1979.

BELCHIOR, um cantador de seu tempo. Estado de São Paulo, 19 de agosto de 1979, p. 46.

DUTRA, Maria Helena. “Era uma vez um homem e o seu tempo”: Belchior. Jornal do Brasil, edição 00194 (2), 19 de outubro de 1979, p. 7.

FERREIRA, Mauro. Lançado em 1974, primeiro álbum de Belchior volta ao catálogo em LP e em CD. G1, 13 de março de 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/lancado-em-1974-primeiro-album-de-belchior-volta-ao-catalogo-em-lp-e-em-cd.ghtml>. Acesso em: 18 mar. 2022.

NEVES, Ezequiel. Belchior (WEA). Revista Pop, junho de 1977.

OLIVEIRA, Adones de. Som nordestino recriado. O Estado de São Paulo, 07 de abril de 1974, p. 22.

SILVA, Walter. Belchior, um grito maior. Folha de São Paulo, 07 de junho de 1976, p. 17.

SOUZA, Tárik. Belchior: o sucesso da contradição. Jornal do Brasil, edição 00122 (1), 08 de agosto de 1976, p. 60.

TINHORÃO, José Ramos. Ouça Belchior e vibre com Marcus Vinícius. Jornal do Brasil, edição 00084 (1), 01 de julho de 1974, p. 2.

VALE, Gilberto do. IV Festival Universitário de Música: Na Hora do Almoço o bandolim de ouro. Revista O Cruzeiro, edição 0033, 18 de agosto de 1971, pp. 100-101.

WOLFENSON, Silva. Ao sucesso, com Belchior: um “legítimo Música Geográfica Brasileira” entupiu o Teresão com letras King Size. Jornal de Música, agosto de 1977.

Bibliográficas

AIRES, Mary Pimentel. Terral dos sonhos: o cearense na música popular brasileira. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desposto do Estado do Ceará/Multigraf, 1994. (Coleção Teses Cearenses). 162 p.

AIRES, Mary Pimentel. Música e política no Brasil: o movimento musical no Ceará dos anos sessenta. Rev. de C. Sociais, Fortaleza, V. XXIII/XXIV, Nºs (1/2): 93-125, 1992/1993.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes; prefácio de Margareth Rago. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ARCANJO, Loque. História da música: reflexões teórico-metodológicas. Revista Modus, Ano VII / Nº 10. Belo Horizonte, Maio, 2012. p. 9-20.

ASSIS, Ana Cláudia de. BARBEITAS, Flávio. LANA, Jonas. FILHO, Marcos Edson Cardoso. Música e história: desafios da prática interdisciplinar. In.: BURDASZ, Rogério (org). Pesquisa em música no Brasil: métodos, domínios, perspectivas. Goiânia, GO - ANPPOM, 2009.

BECKER, Howar S. Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte (1 Janeiro 2010).

CARLOS, Josely Teixeira de. Análise das canções de Belchior numa abordagem da semiótica greimasiana. In: ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS, XXIV, 2003a, São Carlos. Livro de resumos...São Carlos: UFSCar, 2003.

CARLOS, Josely Teixeira de. Fosse um Chico, um Gil, um Caetano: uma análise retórico-discursiva das relações polêmicas na construção da identidade do cancionista Belchior. 2014. Doutorado (Doutorado em Linguística - área de concentração Análise do Discurso) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade de São Paulo, 2014.

CARLOS, Josely Teixeira de. Muito além de apenas um rapaz latino-americano vindo do interior: investimentos interdiscursivos das canções de Belchior. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística - área de concentração Análise do Discurso) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, 2007.

CARLOS, Josely Teixeira de. O movimento musical Pessoal do Ceará. In.: ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS, XXIV, 2003b, São Carlos. Livro de Resumos... São Carlos: UFSCar, 2003.

CARLOS, Josely Teixeira de. Um nordestino na cidade grande: a cenografia das canções de Belchior. João Pessoa / Paraíba, 2006. In.: XXI Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do GELNE, 2006, João Pessoa. Artigo completo em Anais do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste). CD. João Pessoa: UFPB, 2006. ISBN: 85-7539-286-7.

CASTRO, Wagner José Silva de. No tom da canção cearense: do rádio e tv, dos lares e bares na era dos festivais (1963-1979). 2007. Mestrado (Mestrado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

CAVIOLA, André L. R. M. Projeto poético: princípios éticos e estéticos no repertório cancioneiro de Antônio Carlos Belchior – Belo Horizonte, 2022. 153 f. il. Color. ; enc. Dissertação (Mestrado): Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Artes, Belo Horizonte, 2022. Orientador: Prof. Dr. Loque Arcanjo Júnior.

CAVIOLA, André L. R. M. Sons, palavras, são navalhas: Antônio Carlos Belchior e as canções de Alucinação (1976). E-hum Revista Cientítica das áreas de História, Letras, Educação e Serviço Social do Centro Universitário de Belo Horizonte, vol. 12, nº 2, Agosto/Dezembro de 2019. ISSN-1984-767X. p. 18-34. Disponível em: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/index>. Acesso em 22 set. 2022.

CÉLIO, Albuquerque. 1973 - O ano que reinventou a MPB - A História por trás dos discos que transformaram a nossa cultura. São Paulo: Editora Sonora, 2014.

CHARTIER, Roger. (1991). O mundo como representação. Estudos Avançados, 5(11), 173-191. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601>. Acesso em: 22 set. 2022.

ECO, Humberto. O problema da obra aberta in.: A definição da arte; tradução de Eliana Aguiar – 3º ed. Rio de Janeiro: Record, 2020.

FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegoria, alegria. 4. Ed. – Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves (Orgs.). O Brasil republicano - o tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

FUSCALDO, Chris. BORTOLOTI, Marcelo. Viver é melhor que sonhar: os últimos caminhos de Belchior. 1º. Ed. Rio de Janeiro: Sonora Editora, 2021.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/ Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história: palavras, sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Práticas Docentes, 2).

ISER, WOLFGANG. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária; tradução de Johannes Kretschmer. 2. Ed. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. 424p.

JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa. A Literatura e o leitor: textos de estéticas da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 43 – 61.

KACOWICZ, Davi Aroeira. Estrelas em constelação: considerações sobre o conceito de tropicália. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

KELMER, Ricardo. (Org.) Para Belchior com amor. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016.

KLEIN, Herbert S. LUNA, Francisco Vidal. População e Sociedade in.: REIS, Daniel Aarão (Coord.). Modernização, ditadura e democracia: 1964 – 2010, volume 5. – 1º ed. – Rio de Janeiro, Objetiva, 2014. (História do Brasil Nação: 18008 – 2010 ; 5).

MEDEIROS, Jotabê. Belchior: Apenas um rapaz latino-americano. São Paulo: Todavia, 2017.

MENDES, Maria das Dores Nogueira. A construção identitária do Nordeste pelas topografias das canções do Pessoal do Ceará. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística - área de concentração Análise do Discurso) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal di Ceará, 2007.

MOLINA, Sérgio. Música de montagem: a composição de música popular no pós-1967. – 1. Ed. – São Paulo: É Realizações, 2017. 200 p. ; 23 cm.

MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, no 39, p. 203-221, 2000. Disponível em: <https://goo.gl/8gD1tm>. Acesso em: 26 set. 2022.

NAPOLITANO, Marcos. História & música – história cultural da música popular. 3. Ed. Ver.; 1.reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação (1950 / 1980). 4 ed. São Paulo: Contexto, 2018. (Repensando a História).

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.

NAPOLITANO, Marcos. A história da música popular brasileira (1970 – 1990): síntese bibliográfica e desafios atuais da perspectiva histórica. Revista ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 13, p. 135-150, jul-dez. 2006.

NAPOLITANO, Marcos. A síncope das ideias: a questão da tradição na música popular brasileira. 1. Ed. – São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007. – (Coleção História do Povo Brasileiro).

NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In.: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. – 3. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2015.

NAPOLITANO, Marcos. A indústria fonográfica no Brasil e a MPB (1960/1980). Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica. III Congresso de História Econômica. IV Conferência Internacional de História das Empresas. 1999.

NAPOLITANO, Marcos; WASSERMAN, Maria Clara. Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, nº 39, p. 167-189. 2000.

NAVES, Santuza Cambraia. Canção popular no Brasil: a canção crítica. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010.

SANDRONI, Carlos. Adeus MPB. In.: CAVALCANTI, Berenice. STARLING, Heloísa Maria Murgel, EISENBERG, José (Org.). Decantando a República, V. 1: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; REIS, Daniel Aarão (Org.). História do Brasil Nação 1808-2010: Modernização, ditadura e democracia - 1964-2010 (vl. 5). 1º ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

ROGÉRIO, Pedro. A viagem como um princípio na formação do habitus dos músicos que na década de 1970 ficaram conhecidos como "Pessoal do Ceará". 2011. Doutorado (Doutorado em Educação Brasileira) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

ROGÉRIO, Pedro. Pessoal do Ceará: Formação de um campo e de um habitus musical na década de 1970. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

SANTOS, Rodolpho Gauthier Cardoso dos. A invenção dos discos oadores: Guerra Fria, imprensa e ciência no Brasil (1947-1958). 2009. 260 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/281871>. Acesso em: 14 ago. 2018.

SARAIVA, Daniel Lopes. Vento Nordeste: A explosão da música nordestina nas décadas de 1970 e 1980. Tese (doutorado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2019.

SARAIVA, José Américo Bezerra. Pessoal do Ceará: A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade. 2008. Tese (Doutorado em Linguística - área de concentração Análise do Discurso) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

SEREVIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34 , 2013 (3º Edição).

SILVA, Eder David da. Alguns (pré) textos nas canções de Belchior num Brasil ufanista. São Paulo: GIOSTRI, 2017.

SILVA, Gislene Maria Barral Felipe da. Era uma vez um homem e o seu tempo: aspectos éticos e estéticos na lírica de Belchior. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (27), 103–135. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9094>. Acesso em: 13 mar. 2022.

SOUZA, Fabrício Lúcio Gabriel de. O drama e o espanto: sobre poesia e filosofia em Fernando Pessoa. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011. Disponível em: <https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2524/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_DramaEspantoPoesia.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2022.

TATI, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2 ed. – 1. Reimpr. – São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2012.

TATI, Luiz. Elementos para análise da canção popular. Cadernos de Semiótica Aplicada, Vol. 1, nº 2, dezembro de 2003.

VICENTI, Eduardo. Música e disco no Brasil: a trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicações e Arte, da Universidade de São Paulo, 2002.

ZIZI, Estevão. BELCHIOR, Ângela. Abraços e canções: entrevista. Clube de Autores, 2021.

Sites consultados

https://acervo.estadao.com.br/

https://acervo.folha.com.br/index.do

http://bndigital.bn.gov.br/

https://www.discogs.com/pt_BR/

https://immub.org/

Jornais e Periódicos

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

CAVIOLA, André Luiz Rocha Mattos. "Nordeste é uma ficção. Nordeste nunca houve": o migrante nordestino e a experiência da diáspora nas canções de Belchior. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0102, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0102. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23931. Acesso em: 27 abr. 2024.