Reflexões sobre o aprendizado de música de uma criança com autismo a partir de observações sobre a integração sensorial: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0115

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, integração sensorial, educação musical inclusiva

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em uma alteração grave do neurodesenvolvimento que pode apresentar como características prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social. O transtorno neurossensorial está presente em aproximadamente 95% de crianças com TEA. Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre o tema, bem como um estudo de caso que buscou compreender o desenvolvimento musical de uma criança de cinco anos, do sexo masculino, com diagnóstico de TEA, nível um e com sinais de alterações sensoriais. Os dados foram coletados a partir da aplicação da escala DEMUCA, somadas com as observações feitas durante as aulas de música. Esperamos que os dados possam contribuir com possíveis estratégias que favoreçam o desenvolvimento de atividades musicais com ampliação de olhares mais profundos quanto ao ambiente e a individualidade de cada criança, além de fomentar discussões e reflexões sobre a inclusão e sua relação com a prática desenvolvida a partir de conhecimentos sobre as diferenças e especificidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em aulas de música.

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Biografia do Autor

Lenilce da Silva Reis Santana, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em andamento em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Neurociência e em Transtorno do Espectro Autista pelo Centro Universitário FAVENI. Licenciada em Artes/Música (2019) e Bacharel em Enfermagem (2013) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Jose Davison da Silva Junior, Federal Institute of Pernambuco

Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Renato Tocantins Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona na Graduação em Música/Musicoterapia, na Especialização em Neurociências, na Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, no Programa de Pós-graduação em Música e no Programa de Pós-graduação em Neurociências.

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

SANTANA, Lenilce da Silva Reis; SILVA JUNIOR, Jose Davison da; SAMPAIO, Renato Tocantins. Reflexões sobre o aprendizado de música de uma criança com autismo a partir de observações sobre a integração sensorial: um estudo de caso. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0115, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0115. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23704. Acesso em: 5 maio. 2024.