Sonata para flauta e piano de Lowell Liebermann: sugestões para a performance do flautista e análise musical em interlocução com o compositor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0108

Palavras-chave:

flauta transversal, performance musical, análise musical, forma sonata, Lowell Liebermann

Resumo

Circunscrito ao campo da pesquisa artística, este artigo volta-se à relação entre a análise e a performance musical da Sonata para flauta e piano Op. 23 de Lowell Liebermann. Estabelece uma interlocução com o compositor por meio de remissões a uma recente entrevista. Através de recursos em análise musical e da experiência dos autores em performance musical, apresenta aspectos composicionais da obra, sugestões de interpretação e estratégias de performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Martins Pedro , Zurich University of the Arts

É Bacharel em Música, com Habilitação em Instrumentos de Sopros, com Ênfase em Flauta Transversal, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2017-2020). Já participou de festivais de música no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Itália e Suíça, além de ter colaborado com as maiores orquestras jovens e profissionais do Estado de São Paulo. Atualmente atua com docência de flauta transversal e é bolsista do programa Jovens talentos, da Sociedade Cultura Artística (2017-).

Adriana Lopes Moreira, Universidade de São Paulo

É Professora Doutora Associada no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical, voltado à aplicação de conceitos teóricos emergentes para a prática analítica de obras musicais (ECA e CNPq, 2015-). É colaboradora externa do Caravelas, Núcleo de Estudos da Historia da Música Luso-Brasileira, FCSH-UNL, Portugal (2012). A ênfase de seu trabalho está voltada a estudos sobre Teoria, Análise e Percepção Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Música dos Séculos XX e XXI; Almeida Prado; Olivier Messiaen; Piano.

Referências

CAPLIN, William E. Classical form: a theory of formal functions for the instrumental music of Haydn, Mozart, and Beethoven. New York: Oxford University Press, 1998.

CHARETTE, Mark. The woodwind fingering guide. Disponível em: https://www.wfg.woodwind.org/flute/fl_alt_2.html. Acesso em: 23 ago. 2020.

COHN, Richard. Audacious euphony: chromatic harmony and the triad’s second nature. New York: Oxford University Press, 2012.

GARNER, Lisa Michelle. Lowell Liebermann: a stylistic analysis and discussion of the sonata for flute and piano Op. 23, sonata for flute and guitar Op. 25, and Soliloquy for flute solo Op. 44. Thesis (Doctorate degree in Musical Arts) – Rice University, Houston, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GREEN, Douglass M. Form in Tonal Music: An Introduction to Analysis. 2. ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1979.

KOSTKA, Stefan; SANTA, Mathew. Materials and techniques of post-tonal music. 5. ed. NY and London: Routledge, 2018.

LÓPEZ CANO, R. Pesquisa artística, conhecimento musical e a crise da contemporaneidade. ARJ - Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 2, n. 1, p. 69-94, 30 jun. 2015.

LIEBERMANN, Lowell. Sonata for flute and piano, op. 23. King of Prussia, PA, USA: Theodore Presser Company, 1988a. 1 partitura para flauta e piano.

LIEBERMANN, Lowell. Sonata for flute and piano, op. 23. King of Prussia, PA, USA: Theodore Presser Company, 1988b. 1 partitura para flauta.

LOWELL LIEBERMANN. Site oficial. Disponível em: https://www.lowellliebermann.com/biography. Acesso em: 10 jun. 2020.

PEDRO, Lucas Martins. Lowell Liebermann: performance e análise musical da Sonata para flauta e piano em interlocução com o compositor. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Instrumento com Habilitação em Flauta Transversal) – Departamento de Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

ROSEN, Charles. Sonata forms. NY: W. W. Norton, 1988.

SPOLETO Festival USA. Disponível em: https://spoletousa.org/about/program-history-2/. Acesso em: 19 out. 2022.

STRAUS, Joseph. Introduction to post tonal theory. 4. ed. NY: W. W. Norton, 2016.

WAGNER, Richard. Die Walküre, WWV 86B. New York: Dover Publications, 1978. 1 partitura.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

PEDRO , Lucas Martins; MOREIRA, Adriana Lopes. Sonata para flauta e piano de Lowell Liebermann: sugestões para a performance do flautista e análise musical em interlocução com o compositor. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. e0108, 2022. DOI: 10.5965/2525530407022022e0108. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22624. Acesso em: 28 mar. 2024.