A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0106

Palavras-chave:

motivação, teoria das necessidades psicológicas básicas, educação musical, adolescente

Resumo

As transformações psicológicas, físicas e sociais que surgem na adolescência podem trazer
consequências para o processo de aprendizagem musical, fazendo com que o estudante,
em alguns casos, passe a duvidar de suas habilidades e se desinteresse pela prática da
música. O professor de instrumento, nesses casos, tem papel relevante na manutenção da
motivação desses alunos. O objetivo geral deste estudo, portanto, foi conhecer as crenças, opiniões e atitudes dos professores de instrumento sobre as Necessidades Psicológicas Básicas (DECI; RYAN, 2000), no contexto da promoção da motivação dos alunos adolescentes para aprender música. Para alcançar este objetivo, a metodologia utilizada foi o Estudo de Levantamento (survey), e os dados foram colhidos por meio de um questionário. Os resultados obtidos trouxeram considerações para os professores de música sobre o planejamento e a condução das aulas, de modo a ampliar a motivação dos adolescentes. Também foi constatado, por meio dos resultados, que uma boa regulação da motivação é capaz de permitir aprendizagem e rendimentos mais eficazes. 

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Biografia do Autor

Gabriela Silva Safraider, Federal University of Paraná

Mestranda em Educação Musical/Cognição na Universidade Federal do Paraná, possui especialização em Neurociências com Ênfase em Música (Faculdade Censupeg), graduada em Superior de Instrumento (Piano) na Universidade Estadual do Paraná - Campus I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). É sócio-proprietária de uma escola de música na cidade de Curitiba/PR, atua como professora de piano e musicalização infantil nesta escola e em centros de Educação Infantil.

Rosane Cardoso de Araújo, Universidad Federal de Paraná

Pós-Doutora em Educação Musical pela Universidade de Bolonha (Itália), Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professora Associada na Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes, onde ministra disciplinas nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Música (Mestrado e Doutorado). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq. Foi presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, gestão 2014-2017 e vice-presidente da referida associação entre 2017-2020. Foi Diretora Regional/Região Sul da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) entre 2006 e 2009. Desde 2009 é Líder do Grupo de Pesquisa PROFCEM (Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical), no CNPq. 

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Acesso em: 5 jan. 2022.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

SAFRAIDER, G. S.; ARAÚJO, R. C. de. A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. e0106, 2022. DOI: 10.5965/2525530407022022e0106. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21983. Acesso em: 5 fev. 2023.