O que os professores podem aprender com os músicos populares?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0401

Palavras-chave:

educação musical escolar, aprendizagem musical informal, música popular

Resumo

Esta é uma tradução da entrevista que Lucy Green deu a Flávia Narita no Instituto de Educação, em Londres, em 2011. A escolha de traduzir esta entrevista se deve ao fato de que ela traz os princípios da aprendizagem musical informal, onde a orientanda entrevista sua orientadora sobre sua área de expertise. Após mais de 10 anos de realização desta entrevista, vejo que seu conteúdo é extremamente atual e relevante. A obra de Lucy Green tem fundamentado várias pesquisas acadêmicas e práticas pedagógicas na área da educação musical no Brasil. Green investigou as práticas de aprendizagem informal dos músicos populares no contexto do Reino Unido (2002) e sistematizou uma proposta pedagógico-musical a ser aplicada em escolas regulares (2008). Essa proposta pode aumentar o engajamento de alunos e alunas na aprendizagem musical quando eles tocam ou cantam músicas de suas preferências, têm autonomia e realizam atividades que envolvem a tomada de decisões. Esta entrevista traz também as motivações de Green em relação ao tema de sua pesquisa e o impacto da pesquisa sobre a sua própria prática musical. Além disso, este texto revisita os cinco princípios da aprendizagem informal da música que foram adaptados para as salas de aula escolares e ressalta que somente incluir a música popular no currículo escolar não garante uma experiência musical completa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucy Green, University College London

Lucy Green é professora emérita de Educação Musical na University College London, Institute of Education (UCL/IOE). É conhecida internacionalmente por seu trabalho em educação musical, em especial com relação a novas pedagogias, gênero, ideologia, sociologia da música e da educação musical, música popular, inclusão, igualdade e aprendizagem informal. Autora e organizadora de livros, tem muitas de suas obras traduzidas para diversas línguas. Seu primeiro livro, Music on Deaf Ears: Musical Meaning, Ideology and Education, foi recentemente traduzido para o português e lançado no Brasil.

Flávia Motoyama Narita, University of Brasília

Flávia Motoyama Narita é professora do Departamento de Música (MUS) da Universidade de Brasília (UnB) desde 2006. Foi coordenadora dos cursos de Licenciatura diurno e a distância e vice-chefe do MUS. Atualmente é diretora de Difusão Cultural do Decanato de Extensão da UnB. Possui Graduação em Música (Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestrado e Doutorado em Educação Musical pela University College London, Institute of Education (UCL/IOE), sob orientação de Lucy Green.

Luciana Hamond, Universidade Federal de Mato Grosso

Luciana Fernandes Hamond é professora na área de Piano/Educação Musical do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 2020. É PhD em Educação Musical pela University College London (UCL), Institute of Education, Londres, Inglaterra, sendo bolsista CAPES. Áreas de interesse: pedagogia do piano, tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de piano presencial e on-line, e métodos qualitativos em educação musical.

Referências

GREEN, L. How popular musicians learn: A way ahead for music education. London: Ashgate Press, 2002.

GREEN, L. Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Aldershot: Ashgate Press, 2008.

GREEN, L. How popular musicians learn: A way ahead for music education. London: Ashgate Press, 2002.

GREEN, L. Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Aldershot: Ashgate Press, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-10

Como Citar

GREEN, Lucy; NARITA, Flávia Motoyama; HAMOND, Luciana. O que os professores podem aprender com os músicos populares?. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0401, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0401. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21735. Acesso em: 25 abr. 2024.