O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em música: discutindo a aprendizagem colaborativa para a formação docente na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0025

Palavras-chave:

aprendizagem colaborativa, formação docente, estágio supervisionado em música, ensino remoto emergencial, formação de professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação de professores a partir das experiências desenvolvidas por meio do estágio supervisionado em música durante o período de ensino remoto emergencial. O referencial teórico foi constituído a partir dos seguintes eixos: tecnologias digitais e mídias sociais, aprendizagem colaborativa e formação para a docência em música. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação. Para tanto, os licenciandos foram instigados a desenvolver uma proposta de estágio que culminou na produção colaborativa e aplicação de um material pedagógico-musical virtual no contexto da educação básica. Foram estabelecidas reflexões sobre o papel do estágio supervisionado em novos contextos e cenários a partir da realização e implementação desta produção, bem como discussões sobre suas implicações para a profissionalização de licenciandos. As impressões reveladas pontuam positivamente para a construção colaborativa de propostas educacionais pautadas na identificação, elaboração, realização, atuação e reflexão, fazendo parte consubstancial para a compreensão da formação da docência em música na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Francine Kemmer Cernev, Universidade de Brasília

Doutora e Mestre em Música: Educação Musical - pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB) atuando na graduação (presencial e EaD) e mestrado profissional (ProfArtes). Pesquisa sobre os seguintes temas: tecnologias digitais educacionais, formação de professores, aprendizagem colaborativa e motivação para aprender e ensinar música.

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Publicado

2021-10-21

Como Citar

CERNEV, F. K. O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em música: discutindo a aprendizagem colaborativa para a formação docente na contemporaneidade. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0025. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20407. Acesso em: 31 jan. 2023.