Dalcroze e o ensaio "Os 'hop' musicais" (1930): algumas considerações preliminares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0012

Palavras-chave:

Jaques-Dalcroze, rítmica, pedagogia musical, tradução

Resumo

Tradução do ensaio Les “hop” musicaux (Os “hop” musicais), de autoria de Émile Jaques-Dalcroze e publicado originalmente na revista Le Rythme em 1930. A tradução é precedida por uma apresentação sobre as origens e desdobramentos do “hop” musical, um dos princípios didáticos mais importantes e lúdicos da Rítmica Dalcroze, integrado aos exercícios de solfejo, improvisação e plasticidade viva (“plastique animée”). Ao final do ensaio, para exemplificar o uso do “hop” musical, Dalcroze apresenta um compêndio com 55 exercícios, um valioso material sobre um tema ainda muito pouco estudado no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rafael Madureira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Professor do Departamento de Educação Física da UFVJM (campus Diamantina/MG). Mestre e doutor em Educação, Linguagem e Arte, Licenciatura em Música, Licenciatura em Educação Física, curso técnico-profissional em Educação Musical/Piano e Canto. Realizou estágios internacionais em pedagogia da dança na França, Itália e Alemanha e ensinou em diversas instituições de ensino superior, públicas e privadas, nos cursos de licenciatura em Teatro, licenciatura em Educação Física, licenciatura em Dança e Pedagogia, destacando-se a UFG, UNICAMP e UFAL. É pesquisador-líder do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música.

Referências

APPIA, A. La Gymnastique rythmique et la lumière [1912], Le Rythme, Genebra, n. 34, dez./1932, p. 15-17.

BACHMANN, Marie-Laure. La Rítmica Jaques-Dalcroze: una educación por la música y para la música. Madrid: Pirámide, 1998.

BŒPPLE, P. Une bonne année à tous nos membres, lecteurs et futurs abonnés (editorial). Le Rythme, Genève, n. 1, 1909, p. 1-3.

DUTOIT-CARLIER, C. L. Jaques-Dalcroze: createur de la Rythmique. In: MARTIN, F. et al. Émile Jaques-Dalcroze: l’homme, le compositeur et le créateur de la Rythmique. Neuchâtel: La Baconnière, 1965, p. 305-412.

JAQUES-DALCROZE, É. Gymnastique Rythmique. Neuchatel: Jobin et Cie., 1906.

JAQUES-DALCROZE, É. Le Rythme, la Musique et L’Éducation. Lausanne: Jobin et Cie., 1920.

JAQUES-DALCROZE. La Rythmique, le Solfège et l’Improvisation [1914] In: JAQUES-DALCROZE, É. Le Rythme, la Musique et L’Éducation. Lausanne: Jobin et Cie/Éditions musicales, 1920, p. 74-92.

JAQUES-DALCROZE. Les “hops” musicaux. Le Rythme, Genève, n. 28, mar./1930, p. 14-19.

JAQUES-DALCROZE. Petite Histoire de la Rythmique. Le Rythme, Genève, n. 39, 1935, p. 3-18.

JAQUES-DALCROZE. La Musique et Nous: notes sur notre double vie. Genève: Perret-Gentil, 1945.

MARTIN, F. et al. Émile Jaques-Dalcroze: l’homme, le compositeur et le créateur de la Rythmique. Neuchâtel: La Baconnière, 1965.

Downloads

Publicado

2021-06-26 — Atualizado em 2021-06-26

Como Citar

MADUREIRA, José Rafael. Dalcroze e o ensaio "Os ’hop’ musicais" (1930): algumas considerações preliminares. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19541. Acesso em: 28 mar. 2024.