INVISIBLE SOUNDS FOR CALVINO’S INVISIBLE CITIES: COLLABORATION IN A CREATIVE PROCESS

Autores

  • Jônatas Manzolli Unicamp
  • Helena Marinho Universidade de Aveiro, INET-md

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020554

Palavras-chave:

Pesquisa Artística, Composição, Pianoforte, Cidades invisíveis

Resumo

Inspirados no romance Le città invisibili (1972), de Italo Calvino, que apresenta a descrição de Marco Polo de várias cidades invisíveis e fictícias, os autoresembarcaram numa viagem imaginária para criar sons invisíveis com a sutileza do pianoforte. Num processo semelhante ao romance de Calvino, o artigo apresenta a troca de ideias entre o compositor e a intérprete, separados fisicamente, no Brasil e em Portugal, comunicando-se através de videoconferências e e-mails. À medida que o processo evoluiu, aspectos técnicos do pianoforte e seus sons peculiares foram entrelaçados com os ajustes na escrita criativa do compositor. A estrutura combinatória da obra de Calvino ancorou a troca de materiais musicais entre os quatro movimentos da obra. Este projeto de pesquisa artística teve início em abril de 2014 e culminou na gravação de Sons Invisíveis, incluída no CD Música Nova para Instrumentos Antigos II em 2016. Para descrever esse processo, este artigo aborda procedimentos de composição para instrumentos históricos, particularmente o pianoforte, a natureza combinatória da escrita de Calvino e a sua estrutura correspondente na obra musical final, expressando o caráter inefável da obra-prima de Calvino por meio de sons invisíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLIS, M. Reading Music through Literature: Introduction. Journal of Musicological Research, v. 36, n. 1, p. 1-5, 2017. DOI: 10.1080/01411896.2016.1268900

CALVINO, I. Le città invisibili. Giulio Einaudi Editore, Italy, 1972.

CALVINO, I. Invisible Cities. Tradução William Weaver. San Diego: Harcourt Brave & Company, 1978.

CANNON, J. Literature as Combinatory Game: Italo Calvino’s The Castle of Crossed Destinies. Critique: Studies in Contemporary Fiction, v. 21, n. 1, p. 83-92, 1979. DOI:10. 1080/00111619.1979.9935198. ISSN 0011-1619.

COLE, M. The Pianoforte in the Classical Era. Oxford: Clarendon Press, 1998.

DEBRUN, M. Auto-organização e Ciências Cognitivas. In: GONZALES, M. E. Q.; LUNGARZO, C. A.; MILIDONI, C. B.; PEREIRA JR., A.; WRIGLEY M. B. (Org.). Encontro com as Ciências Cognitivas, Marília: Unesp, 1997. p. 27-34.

GENETTE, G. Palimpsests: Literature in the Second Degree. Translated by Channa Newman and Claude Doubinsky. Vol. 8. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

HARRIS, P. A. Italo Calvino: the code, the clinamen and cities. Mosaic: An Interdisciplinary Critical Journal, v. 23, n. 4, Fall 1990. p. 67-85.

KRAMER, L. Classical music and postmodern knowledge. Berkeley: University of California Press, 1995.

KRAMER, L. After the lovedeath: sexual violence and the making of culture. Berkeley: University of California Press, 1997.

LO, C.-Y. Endangered Species: the harpsichord and its new repertoire since 1960. 200 f. PhD Thesis–University of Leeds, 2004.

MALUFE, A.; FERRAZ, S. Música e voz para além do som. Literatura e Sociedade, v. 19, n. 19), 2015. p. 149-167.

MANZOLLI, J. Auto-organização: um paradigma compositional. In: DEBRUN, M.; GONZALES, M. E. Q.; PESSOA JR., O. (Org.). Auto-organização: estudos interdisciplinares. Campinas: Coleção CLE 18, 1996. p. 417-435.

MARINHO, H.; BRANCO, J. The expanded fortepiano. In: SOVERAL, I.; POMBO, F. (Eds.). Synchresis Audiovision Tales. Aveiro: University of Aveiro, 2019. p. 207–212.

MARINHO, H.; CARRILHO, A.; AGUIRRE, J. Nova Música para Instrumentos Antigos II. Lisboa: Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, 2016. CD.

MARINHO, H.; CARVALHO, S. From Fortepiano to modern piano: a case study of a performer–composer collaboration. In: MARSHMAN, A. (Ed.). Performer’s voices across centuries and cultures. London: Imperial College Press, 2012. p. 177–189.

MORENO-VIQUEIRA, I. Invisible mathematics in Italo Calvino’s Le città invisibili. Thesis of Doctor of Philosophy–Graduate School of Arts and Sciences, Columbia University, 2013.

PALMER, L. Contemporary harpsichord music. In: KROLL, M. (Ed.). The Cambridge Companion to the Harpsichord. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 324–346.

SAWYER, K. Group Genius: the creative power of collaboration. New York: Hachette Book Group, 2017.

SCHER, S. P. Literature and Music. In: BARRICELI, J.-P.; GIBALDI, J. (Ed.). Interrelations of Literature. New York: Modern Language Association of America, 1982. p. 225–250.

SCHER, S. P. Essays on Literature and Music (1967–2004). Amsterdam: Rodopi, 2004.

ZUELICKE, K. The impermanence of obsolescence: performance practice challenges in works written for revival harpsichord. Doctoral Thesis–Victoria University of Wellington, 2017.

Downloads

Publicado

2020-10-18

Como Citar

MANZOLLI, Jônatas; MARINHO, Helena. INVISIBLE SOUNDS FOR CALVINO’S INVISIBLE CITIES: COLLABORATION IN A CREATIVE PROCESS. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020554. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17699. Acesso em: 19 abr. 2024.