INVISIBLE SOUNDS FOR CALVINO’S INVISIBLE CITIES: COLLABORATION IN A CREATIVE PROCESS

Autores

  • Jônatas Manzolli Unicamp
  • Helena Marinho Universidade de Aveiro, INET-md

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020554

Palavras-chave:

Pesquisa Artística, Composição, Pianoforte, Cidades invisíveis

Resumo

Inspirados no romance Le città invisibili (1972), de Italo Calvino, que apresenta a descrição de Marco Polo de várias cidades invisíveis e fictícias, os autoresembarcaram numa viagem imaginária para criar sons invisíveis com a sutileza do pianoforte. Num processo semelhante ao romance de Calvino, o artigo apresenta a troca de ideias entre o compositor e a intérprete, separados fisicamente, no Brasil e em Portugal, comunicando-se através de videoconferências e e-mails. À medida que o processo evoluiu, aspectos técnicos do pianoforte e seus sons peculiares foram entrelaçados com os ajustes na escrita criativa do compositor. A estrutura combinatória da obra de Calvino ancorou a troca de materiais musicais entre os quatro movimentos da obra. Este projeto de pesquisa artística teve início em abril de 2014 e culminou na gravação de Sons Invisíveis, incluída no CD Música Nova para Instrumentos Antigos II em 2016. Para descrever esse processo, este artigo aborda procedimentos de composição para instrumentos históricos, particularmente o pianoforte, a natureza combinatória da escrita de Calvino e a sua estrutura correspondente na obra musical final, expressando o caráter inefável da obra-prima de Calvino por meio de sons invisíveis.

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Publicado

2020-10-18

Como Citar

MANZOLLI, J.; MARINHO, H. INVISIBLE SOUNDS FOR CALVINO’S INVISIBLE CITIES: COLLABORATION IN A CREATIVE PROCESS. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020554. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17699. Acesso em: 31 jan. 2023.