Onze prelúdios para piano solo de Edmundo Villani-Côrtes: uma análise para a compreensão do potencial didático da obra para o desenvolvimento de habilidades técnico-interpretativas

Autores

  • Luciana Hamond Escola de Musica Baden Powell da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ (FAETEC-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0001

Palavras-chave:

Edmundo Villani-Côrtes, Prelúdios, Música Contemporânea Brasileira, Pedagogia do Piano

Resumo

Edmundo Villani-Côrtes (1930) é um dos compositores brasileiros de maior destaque da atualidade. Este artigo vem
celebrar os noventa anos de nascimento do compositor por meio de um recorte da pesquisa de mestrado realizada há 15 anos. Dentre o acervo de mais de quatrocentas obras, encontram-se os onze prelúdios para piano solo compostos em diferentes épocas. O objetivo deste artigo foi realizar
uma análise musical das obras seguindo as ideias de Schmalfeldt (2002) e Kochevitsky (1967) e identificar o potencial pedagógico dos prelúdios avaliando as habilidades
técnico-interpretativas a serem desenvolvidas de acordo com os parâmetros de Uszler (1995). Além disso, uma revisão dos
prelúdios foi realizada junto ao compositor. A pesquisa revelou a importância da obra como material didático e a sua posição no repertório de música brasileira para piano.

Biografia do Autor

Luciana Hamond, Escola de Musica Baden Powell da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ (FAETEC-RJ)

Professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec-RJ), Brasil. Doutora pelo Institute of Education-UCL, University College London (Reino Unido), com Bolsa Doutorado Pleno no Exterior pela Capes. Realizou pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Brasil

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

HAMOND, L. Onze prelúdios para piano solo de Edmundo Villani-Côrtes: uma análise para a compreensão do potencial didático da obra para o desenvolvimento de habilidades técnico-interpretativas . Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/2525530405022020e0001. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17397. Acesso em: 4 dez. 2021.