Sinfonia nº 4 de Villa-Lobos: a vitória, a derrota e a volta por cima

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020341

Palavras-chave:

Villa-Lobos, Sinfonia, Narratividade, Teoria das tópicas, Análise musical

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar uma análise da Sinfonia no 4 (“A Vitória”) de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) a partir de sua estrutura formal e narrativa. A obra foi composta em 1919 para celebrar o final da primeira guerra mundial, e sua estreia foi programada para um concerto dedicado ao casal real belga que visitava o Brasil em 1920.

Originalmente estruturada como um poema sinfônico em três partes, a obra se baseia em texto escrito por Luís Gastão d’Escragnolle Dória (1869-1948). A narrativa literária é recoberta por outra, de caráter musical, estruturada em forma cíclica segundo o método de Vincent d’Indy. A análise irá buscar pontos de aproximação e afastamento entre as narrativas literária e musical, segundo teorias de narratividade propostas por Eero Tarasti (1994) e Byron Almén (2008), além de análises tópicas, segundo Leonard Ratner (1980), Wye Allanbrook (1983), Raymond Monelle (2000; 2006) e outros. O objetivo é interpretar os aspectos musicalmente significativos resultantes da intertextualidade entre música e texto.

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Biografia do Autor

Paulo de Tarso Salles, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

Paulo de Tarso Salles nasceu em São Paulo. Leciona matérias teóricas no Departamento de Música da Universidade de São Paulo, onde coordena o Simpósio Villa-Lobos (http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/). É autor dos livros Os quartetos de cordas de Villa-Lobos: forma e função (Edusp, 2018); Villa-Lobos, processos composicionais (Ed. Unicamp, 2009); Aberturas e impasses: a música no pós-modernismo e seus reflexos no Brasil (1970-1980) (Ed. Unesp, 2005); e organizou, com Norton Dudeque o livro Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos (Ed. UFPR, 2017). Coordena o PAMVILLA (Perspectivas Analíticas sobre a Música de Villa-Lobos), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

SALLES, Paulo de Tarso. Sinfonia nº 4 de Villa-Lobos: a vitória, a derrota e a volta por cima. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020341. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17038. Acesso em: 19 abr. 2024.