O audiovisual como ferramenta pedagógica e produção artística no contexto de uma licenciatura em Educação do Campo

Autores

  • Cicero da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Leon de Paula Universidade Federal do Tocantins
  • Marcus Facchin Bonilla Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092515152016016

Resumo

Neste artigo, descrevemos os processos, apresentamos resultados e traçamos uma análise sobre a produção de material audiovisual usado como ferramenta pedagógica na disciplina Seminário Integrador II, em uma turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos – Artes Visuais e Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis. Para situar o leitor, fazemos um breve histórico e apresentamos os conceitos de Educação do Campo e de Pedagogia da Alternância que juntas formam a base pedagógica do curso. Essa experiência resultou na produção de 20 audiovisuais produzidos pelos alunos, os quais compuseram a I Mostra de Vídeos de 1 Minuto realizada no campus de Tocantinópolis no ano de 2015. Os resultados também mostraram que essa proposta de atividade serviu como um importante mediador de aprendizado, imbricando conteúdos, processos criativos e produção artística num mesmo objeto.

 

Palavras-chave: Arte; Ensino; Pedagogia da Alternância.

Biografia do Autor

Cicero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS (2001), especialização Lato Sensu em Leitura e Produção Escrita (2007), mestrado (2011) e doutorando em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Atualmente, é docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos – Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Suas publicações, artigos e capítulos de livros versam sobre ensino/escrita de gêneros discursivos, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

Leon de Paula, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em teatro (2011-2015), com tese intitulada "POR DENTRO DA CAIXA DOS SONHOS - Procedimentos Artísticos em Radioteatro", e Mestre em teatro (2007-2009) com dissertação intitulada "ECOS DOS SERMÕES - A Paixão Segundo Todos Os Homens, de Wilson Rio Apa, em Florianópolis", ambas pesquisas realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Teatro (CEART/UDESC), sob orientação da Profa. Dra. Vera Regina Martins Collaço. Graduado em Licenciatura plena em Educação Artística - habilitação Artes Cênicas (CEART/UDESC, 1995-2000). É Professor Assistente no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música/campus Tocantinópolis da Universidade Federal de Tocantins (UFT), responsável pelas disciplinas de História da Arte, Percepção Visual, Seminário Integrador I e II, e Construção Cênica de Narrativas.

Marcus Facchin Bonilla, Universidade Federal do Tocantins

Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins UFT. Mestre em Musicologia/ Etnomusicologia pela UDESC, 2013. Possui Bacharelado em Música (violão) pela UFRGS (1993) e especialização Lato Sensu em Educação Musical pela UDESC (1997). Larga experiência como músico profissional e professor, principalmente na área de cordas dedilhadas, violão brasileiro, teoria musical, etnomusicologia e produção musical. Atualmente desenvolve pesquisa interdisciplinar envolvendo o ensino de música e Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Silva, C. da, Paula, L. de, & Bonilla, M. F. (2016). O audiovisual como ferramenta pedagógica e produção artística no contexto de uma licenciatura em Educação do Campo. Revista NUPEART, 15(15), 16-32. https://doi.org/10.5965/2358092515152016016