O que pode um boneco? Conversa com Basil Jones e Adrian Kohler - Handspring Puppet Company

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701282023064

Palavras-chave:

Handspring Puppet Company, Walk with Amal, War Horse, marionetes de animais

Resumo

Este texto é uma versão editada e corrigida da entrevista concedida em 23 de agosto de 2022, por Adrian Kohler e Basil Jones, fundadores da companhia sul-africana Handspring Puppet Company a Mario Piragibe para o 4º Encontro Poéticas do Inanimado, organizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas (CNPq). A conversa aborda alguns dos principais momentos dos mais de 30 anos de carreira da companhia, com destaques para as montagens War Horse e Walk With Amal, motivada por discussões acerca da potência discursiva da construção de bonecos e do teatro de animação como ferramenta para a criação de protagonistas animais sem a necessidade de humanizá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrian Kohler, Handspring Puppet Company

Bonequeiro, co-fundador e diretor artístico da Handspring Puppet Company, África do Sul. Doutor honorário em Literatura pela Universidade da Cidade do Cabo (UCT).

Basil Jones, Handspring Puppet Company

Co-fundador e produtor executivo da Handspring Puppet Company, Doutor honorário em Literatura pela Universidade da Cidade do Cabo (UCT).

Mario Ferreira Piragibe, Federal University of Uberlândia

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011), obtendo o grau de mestre em Teatro (2007) e de bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro (1999) pela mesm instituição. Ator e professor de teatro, é Professor Efetivo do Curso de Teatro do Instituto de Artes (IARTES) da Universidade Federal de Uberlandia - UFU. Foi professor substituto do curso de Direção teatral da Escola de comunicação da UFRJ. Pesquisador com especialização no estudo de características contemporâneas do teatro de formas animadas. Sua pesquisa aborda interfaces da linguagem do teatro de animação com poéticas contemporâneas da cena teatral brasileira, com ênfase para os processos de criação e formação do ator dedicado ao teatro de formas animadas. É integrante da companhia PeQuod-Teatro de Animação, desde 2005.

Referências

TAYLOR, Jane (ed.). Handspring Puppet Company. Johannesburg: David Krut Pub. & Handspring Puppet Co., 2009.

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

KOHLER, Adrian; JONES, Basil; PIRAGIBE, Mario Ferreira. O que pode um boneco? Conversa com Basil Jones e Adrian Kohler - Handspring Puppet Company. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 64–96, 2023. DOI: 10.5965/2595034701282023064. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/23807. Acesso em: 27 abr. 2024.