Moda e masculinidade: breves apontamentos sobre o homem dos séculos XX e XXI

Autores

  • Taísa Vieira Sena Doutoranda em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
  • Kathia Castilho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x04072011046

Palavras-chave:

moda, masculinidade, consumo

Resumo

A sociedade moderna é terreno fértil à condição de indivíduo-consumidor. Portanto, vivemos em um novo mundo organizado em torno de imagens, que transformam radicalmente nossas experiências de vida, cria novas identidades e múltiplas formas de ação do indivíduo, permitindo-lhe agir como ator social. Este artigo levanta algumas possibilidades de diálogos entre Moda e masculinidades, suas interferências nos movimentos sociais e históricos. Trata também de suas modificações mediadas pelo consumo, que transforma os valores estéticos e simbólicos dentro de um sistema de hierarquização social e construção do eu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Fernando de. Assim Caminha a Moda Masculina. in CALDAS, Dário. Homens. São Paulo: Ed. SENAC, 1997.

CALDAS, Dário. Homens. São Paulo: Ed. SENAC, 1997.

CARVALHO, Liliane. Masculino e Feminino: Moda e distinções no Século XIX In: Revista Monalisa v.1 n.1 I Jul/Dez. 2007

CONNEL, Robert W. Políticas da masculinidade. In: Educação e Realidade, v. 20, n. 2. Porto Alegre, jul. /dez. 1995, p. 185- 206.

DAVI, Edmar H. D. Macho a qualquer custo. Investigação das relações de gênero através da análise de processos criminais - Uberlândia, 1975. In: Revista Espaço Feminino, v. 13, n. 16. Uberlândia, MG: CDHIS, ago/dez. 2005. p. 85-107.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A. 2001.

LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa . São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LIPOVETSKY. Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das letras. 1991.

LISBOA, Maria Regina. Masculinidade: a crítica ao modelo dominante e seus impasses. In: PEDRO, J. M. e GROSSI, M. P. Masculino, feminino, plural. Florianópolis: Mulheres, 1999. p. 131-138.

MALOSSI, Giannino. Material Man: masculinity, sexuality, style. New York: Harry N. Abrams. 2000.

QUEIROZ, Mario. O Herói desmascarado: a imagem do homem na moda. São Paulo: Estação das Letras Cores , 2009

RODRIGUES, Lula. Semana lula rodrigues: a moda masculina, os gêneros e a relação gays e mulheres. Dispovível em: http://dusinfernus.wordpress.com/2008/07/22/semanalula-rodrigues-a-moda-masculina-os-generos-e-a-relacao-gays-e-mulheres/Acesso em 10 out 2008.

SANT'ANNA, Mara Rúbia. Teoria da Moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras, 2007.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de analise histórica. In: Educação e realidade. Porto Alegre, 16 (2): 5-22, jul/dez. 1990.

VANNUCHI, Camilo e CASTELLON, Lena. Quem é o Novo Homem? Revista IstoÉ . São Paulo. Editora três, no. 1926, de 20 de setembro de 2006.

WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos. Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

SENA, Taísa Vieira; CASTILHO, Kathia. Moda e masculinidade: breves apontamentos sobre o homem dos séculos XX e XXI. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 46–56, 2011. DOI: 10.5965/1982615x04072011046. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7911. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)