Sustentabilidade e estratégias inclusivas em marcas de moda de Curitiba/PR: desafios para o futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18462025291

Palavras-chave:

design, sustentabilidade, moda inclusiva

Resumo

O presente artigo trata de uma tendência dentro da moda sustentável que é a criação e a produção de roupas inclusivas paradiversos tipos físicos e agêneros, no sentido de quebrar barreiras e tornar a moda mais acessível a todos. Desta forma, tem como objetivo mapear estratégicas da moda inclusiva presentes em marcas do ramo do vestuário da cidade de Curitiba/PR voltadas para a sustentabilidade. Esta abordagem é parte de uma pesquisa de doutorado, sobre diretrizes para o futuro do trabalho de moda sustentável. A metodologia abrange, além da revisão de literatura, coleta de dados sobre as marcas em questão, obtidos em entrevistas, na internet e em um workshop voltado para capturar a visão de especialistas sobre o assunto. As análises descritivas e qualitativas confirmam pontos importantes da moda inclusiva para a sustentabilidade, como a disponibilização de peças que vistam a pluralidade das pessoas, com boa modelagem e que proporcionem a sensação de que não se está à margem da moda.

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Biografia do Autor

Janice Accioli Ramos Rodrigues, undefined

Advogada, possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (2003), em Moda pela Universidade da Amazônia (2010), Especialização em Direito Civil pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Mestrado em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (2013) e, atualmente, é Doutoranda em Design pela UFPR.

Aguinaldo dos Santos, undefined

Técnico em Mecânica de Automóveis pelo SENAI/PR (1984), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Ambiente Construído pela Salford University (1999) e Pós-doutorado em Design Sustentável pelo Politecnico di Milano (2009). É Professor Titular do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná desde 2002 e coordenador do Núcleo de Design Sustentabilidade desde 2003. É bolsista produtividade nível 2 do CNPq onde coordenou o Comitê Assessor de Design de 2005 a 2007. O foco de suas pesquisas é o Design para a Sustentablidade, em temas como Sistemas Produto+Serviço, Economia Distribuída, Design para o Comportamento Sustentável e Design Biocêntrico. 

Mônica Cristina Moura, undefined

Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq - CADI. Estágio Pós-Doutoral (2016) pela Universidade do Minho/ Centro de Investigação em Tecnologia Têxtil, Guimarães, Portugal. Pós-Doutoramento (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design. Doutorado (2003) e Mestrado (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PPG Comunicação e Semiótica. Bacharelado em Educação Artística | Arte Educação e Licenciatura Ensino de Arte (1983) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Desde 2010 atua como Professora Assistente Doutora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Design. É Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino Design Contemporâneo (LabDesign) e Líder do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP).

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

RODRIGUES, Janice Accioli Ramos; SANTOS, Aguinaldo dos; MOURA, Mônica Cristina. Sustentabilidade e estratégias inclusivas em marcas de moda de Curitiba/PR: desafios para o futuro . Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 46, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18462025291. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/26570. Acesso em: 7 set. 2025.