Sustentabilidade e estratégias inclusivas em marcas de moda de Curitiba/PR: desafios para o futuro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x18462025291Palavras-chave:
design, sustentabilidade, moda inclusivaResumo
O presente artigo trata de uma tendência dentro da moda sustentável que é a criação e a produção de roupas inclusivas paradiversos tipos físicos e agêneros, no sentido de quebrar barreiras e tornar a moda mais acessível a todos. Desta forma, tem como objetivo mapear estratégicas da moda inclusiva presentes em marcas do ramo do vestuário da cidade de Curitiba/PR voltadas para a sustentabilidade. Esta abordagem é parte de uma pesquisa de doutorado, sobre diretrizes para o futuro do trabalho de moda sustentável. A metodologia abrange, além da revisão de literatura, coleta de dados sobre as marcas em questão, obtidos em entrevistas, na internet e em um workshop voltado para capturar a visão de especialistas sobre o assunto. As análises descritivas e qualitativas confirmam pontos importantes da moda inclusiva para a sustentabilidade, como a disponibilização de peças que vistam a pluralidade das pessoas, com boa modelagem e que proporcionem a sensação de que não se está à margem da moda.
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