O corpo ficcional na moda: a emoção como estratégia diegética para o figurino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0010

Palavras-chave:

moda, análise fílmica, narrativa ficcional

Resumo

A moda indica modos de vida e inspira mudanças, nos comportamentos, no consumo e nas diversas estruturas materiais que circunscrevem a existência humana, particularmente, a relação entre corpo e vestuário. Presume-se, portanto, complementaridade social e emocional, despertada por meio de sistemas simbólicos. O corpo socialmente integrado assimila os simbolismos do coletivo no qual está inserido, situação precursora das diferenças e do elo social. Pressupostos simbólicos também justificados nas produções audiovisuais, que buscam representar sentidos e experiências diversas. Este artigo tem por objetivo compreender as translações entre estes dois pólos: corpo culturalmente vestido e efeitos diegéticos do figurino. Um trabalho de natureza qualitativa que, por meio da análise fílmica, decompõe algumas estratégias narrativas na estrutura dramática da minissérie Transatlântico (Netflix, 2023). Para tanto, utiliza revisão bibliográfica do campo da moda no vestuário e do âmbito das sensibilidades socialmente instituídas, no intuito de vincular efeitos e decorrências destas para a produção audiovisual.

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Biografia do Autor

Patrícia Azambuja, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia Social pela UERJ. Professora Associada do DCS/UFMA, coordenadora do projeto de pesquisa '[Gênero] Audiovisual Distribuído políticas do ver, do imaginar e regime híbrido de imagens' (financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA) e pesquisadora vinculada ao Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação - ObEEC (DCS/CCSo/UFMA) e ao Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem - NUPPI/UFMA. Autora do livro Televisão Híbrida: recepção de TV sob a perspectiva sociotécnica da Teoria Ator-rede.

Ramon Bezerra Costa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ). Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa do Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenador do Grupo de Pesquisa ETC (Comunicação, Tecnologia e Economia), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Autor do livro Economia da Confiança.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

AZAMBUJA, Patrícia Kely; COSTA, Ramon Bezerra. O corpo ficcional na moda: a emoção como estratégia diegética para o figurino. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–29, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24189. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Variata