O anel de noivado de diamante: O papel de um adorno na história da sociedade contemporânea

Autores

  • Paulina Helena Zanluchi Mior Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Mariana Pohlmann de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Vinicius Gadis Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Gabriela Zubaran Pizzato Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17412024128

Palavras-chave:

design de joias, evolução tecnológica, anel de noivado, diamante

Resumo

O uso de anel de diamante é tido atualmente como uma tradição em um noivado. Considerando o conjunto de valores proporcionados por essa tradição, o presente trabalho busca identificar a semiótica associada aos diamantes em conjunto com os anéis de noivado, como materialização do ideal de romance. Quanto à metodologia, foi realizada análise e revisão bibliográfica de livros e artigos. A partir dessa análise, foram identificadas as mudanças tecnológicas associadas aos anéis com diamantes, passando por diversos modelos e seus significados. Foi percebido que os atributos psicológicos relacionados ao anel de diamante têm origem nas propagandas da gema, criadas pela empresa De Beers, datadas da primeira metade do século XX. Além disso, são constatadas mudanças no âmbito social, indicando a evolução do uso dessa peça ao longo do último século, não restringindo-se apenas às mulheres.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

MIOR, Paulina Helena Zanluchi; OLIVEIRA, Mariana Pohlmann de; RIBEIRO, Vinicius Gadis; PIZZATO, Gabriela Zubaran. O anel de noivado de diamante: O papel de um adorno na história da sociedade contemporânea. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 128–169, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17412024128. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23865. Acesso em: 27 abr. 2024.