Aplicativos para Dispositivos Móveis: novas possibilidades para o desenvolvimento de coleção de moda

Autores

  • Emanuele Biolo Magnus Universidade Feevale
  • Patrícia Brandalise Scherer Bassani Universidade Feevale
  • Sandra Portella Montardo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x08162015163

Resumo

O desenvolvimento de coleções ou produtos faz parte das atividades de um estudante de moda, sendo esta prática inerente à sua profissão Tradicionalmente, as práticas relacionadas à criação de moda eram realizadas manualmente, mas com o surgimento de softwares específicos passaram a ser realizadas no computador. Entretanto, destaca-se que o crescente uso de dispositivos móveis como smartphones e tablets impulsionou o uso de aplicativos diversos, que cada vez mais são incorporados à rotina de diferentes sujeitos. Portanto, este estudo propõe uma pesquisa exploratória, com objetivo de identificar aplicativos que possam ser empregados durante algumas etapas do desenvolvimento de coleção, tanto no meio acadêmico quanto profissional. Como resultados são indicados cinco aplicativos voltados para as fases de pesquisa, tema de coleção, cartela de cores e desenho: Paper by Fifty Three, Bamboo Paper, Moodboard, myPantone e Prêt à Template.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuele Biolo Magnus, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestre em Design e Marketing Têxtil, especialista em Prática docente no Contexto Universitário, Moda e Comunicação, Criatividade em Produtos e Negócios da Moda, graduada em Moda e Estilo. Professora da Universidade Feevale, vinculada ao curso de Moda.

Patrícia Brandalise Scherer Bassani, Universidade Feevale

Doutora em Informática na Educação, mestre em Educação e bacharel em Informática. Professora titular da Universidade Feevale, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão e aos cursos de Licenciatura em Computação e Letras.

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação Social. Professora e pesquisadora da Universidade Feevale, nos cursos de Publicidade e Propaganda, no Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social, no Mestrado em Indústria Criativa e no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

BIOLO MAGNUS, E.; BRANDALISE SCHERER BASSANI, P.; PORTELLA MONTARDO, S. Aplicativos para Dispositivos Móveis: novas possibilidades para o desenvolvimento de coleção de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 163-181, 2015. DOI: 10.5965/1982615x08162015163. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x08162015163. Acesso em: 6 out. 2022.