Os vestidos da Miss por Galdino Lenzi: análise de acervos de vestuário para a compreensão da manufatura e do consumo de moda na década de 1970 em Santa Catarina.

Autores

  • Renato Riffel Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú-SC
  • Graziela Morelli Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú-SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x08162015061

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que teve como objetivo examinar três vestidos pertencentes ao acervo da Modateca da UNIVALI, confeccionados pelo costureiro catarinense Galdino Lenzi para a Miss Brusque e Santa Catarina em 1976. Para efetuar as investigações, utilizou-se metodologia específica para análise de documentos históricos no âmbito da cultura material, conforme proposto por Sant´Anna et. al. (2009). Considerando essas peças de vestuário como objetos/documento, as observações efetuadas possibilitaram a compreensão de determinados aspectos culturais, sociais e históricos de um período e região, assim como a apreciação de técnicas empregadas na manufatura de produtos de moda na década de 1970, permitindo o acesso a informações que possibilitem o desenvolvimento de novos produtos de design de moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Riffel, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú-SC

Mestre em História (PPGH-UDESC) e Especialista em Moda (CEART/UDESC), desenvolve pesquisas sobre relações de aparência, imagens e masculinidades. Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI e do Curso de Técnico em Estilismo e Produção de Moda do SENAC/Brusque-SC. Coordena a Modateca da UNIVALI, onde desenvolve atividades e pesquisas relacionadas a conservação de têxteis. Tem experiência na área de moda, especialmente nas áreas de desenvolvimento de coleções, produção de moda, design de superfícies e conservação de têxteis

Graziela Morelli, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú-SC

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem pela Unisul. Possui Bacharelado em Moda Habilitação Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Atuou como coordenadora e professora do curso de Design de Moda da Unifebe, coordenou o Curso de Especialização em Criação e Gestão de Produtos de Moda da Unifebe. Coordena o curso de Especialização em Pesquisa e Comunicação de Moda na Univali. Colunista de moda - Jornal Município Dia-a-dia. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação de moda e em desenvolvimento de projetos de vestuário atuando principalmente nos seguintes temas: moda, design, vestuário, tendências, estilo e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

RIFFEL, R.; MORELLI, G. Os vestidos da Miss por Galdino Lenzi: análise de acervos de vestuário para a compreensão da manufatura e do consumo de moda na década de 1970 em Santa Catarina. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 061-89, 2015. DOI: 10.5965/1982615x08162015061. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x08162015061. Acesso em: 20 ago. 2022.