Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x08162015005

Palavras-chave:

designer de moda, autobiografia, autoria, autoexpressão, história da moda

Resumo

Os designers de moda constituem uma parte da moda ocidental moderna e estão entre as mais intrigantes e controversas figuras. A moda é um sistema centrado no design, mas que tende a excluir o designer do discurso teórico e histórico. Em outros campos das produções culturais, artistas e arquitetos deram um enfoque crucial - por meio de seus escritos - sobre os principais temas em suas áreas, contribuindo assim para desenvolvê-los na historiografia e na literatura. No caso da moda, ao contrário, o material textual que os designers de moda produzem é considerado promocional para eles próprios, para suas coleções e para sua marca. Esta interpretação é aceita pela indústria da moda, bem como pelos estudos de moda, que reconhecem a contribuição extremamente limitada dos designers à historiografia e à crítica. Este trabalho pretende discutir o papel histórico e contemporâneo das explanações dos designers no campo da moda. Levando-se em consideração as publicações de estilistas de moda do século XX e XXI, o trabalho explora relatos autobiográficos de designers de moda sobre sua entrada no mundo da moda, com especial atenção a sua educação e aos períodos como aprendizes[1]. Também se apresenta uma visão sobre as dificuldades que os designers encontram na gestão de sua imagem pública.


[1] NT: Na França, muitos jovens que não fazem ensino superior entram em um sistema de formação vocacionada (direcionado ao trabalho) ou se tornam aprendizes de algum ofício através da apprentissage. O programa que forma os aprendizes engloba pessoas geralmente entre dezesseis e vinte e seis anos que completaram o ensino básico, proporcionando uma formação geral, teórica e prática, e os certifica profissionalmente. A apprentissage é uma combinação de aprendizagem na prática, com disciplinas oferecidas um ou dois dias por semana (um mínimo de 400 horas por ano em um centro de treinamento de aprendiz (centre de formation d’apprentis/CFA/ CFA). O período como aprendiz dura de um a três anos, dependendo do tipo de profissão e a qualificação requerida. Na carreira voltada à criação de moda, percebe-se uma grande importância dessa etapa na formação dos designers. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARMANI, Giorgio.I cretini non sono mai eleganti: Giorgio Armani in parole sue. Milano: Rizzoli Etas,2014.

AYTON,Sylvia.“A Love-HateRelationshipwithCouture”,Costume,39,May, pp. 117-27.2005.

BALMAIN, Pierre.Des rapports de l’architecture avec la couture. Paris:Serin, 1950.

BARRIE, Jean-Claude. “Préface”, in Ara Frenkian, Un artisan de la haute couture, Libourne: MiraImpression, pp. 3-4.1988.

BARTHES, Roland. Mythologies. London: Paladin, 1973.

BOCCA, Nicoletta (ed.).Moda: poesia e progetto. Percorsi della creatività, Milano: Domus Academy,1990.

BREWARD, Christopher. “Couture as Queer Auto/Biography”, in Valerie Steele (ed.), A Queer History of Fashion From the Closet to the Catwalk. New Haven:Yale University Press, pp. 117-33. 2013.

CHARLES-ROUX, Edmonde.L’irrégulière. Paris:Jules Tallandier-Le cercle du nouveau livre, 1974.

CLARK,Judith; FRISA, MariaLuisa. DianaVreelandafterDianaVreeland.Venezia: Marsilio,2012.

CRANE, Diana.“Fashion design and social change: Women designers and stylistic innovation”, Journal of American Culture.XXII,1,Spring 1999,pp. 61-9.1999.

DE MAN, Paul.“Autobiography as De-facement”, MLN, XCIV, 5 December, pp. 913-30.MLN is currently published by The Johns Hopkins University Press,1979.

DE MARLY,Diana.Worth: Father of Haute Couture. London:Elm Tree Books, 1980.

______, , The History of Haute Couture, 1850-1950. London: Batsford,1980.

DEL BON,Flavia; AERNI,Michael; “Alleswiederoffen”,DoingFashionPaper,I,1 2012, pp. 162-7.2012.

DIOR, Christian.Christian Dior et moi, Paris:Dumont, 1956.

______, ChristianDiorandI,NewYork:Dutton,1957.

DIOR, Christian, CHAVANE, Alice, RABOURDIN, Élie. Je suis couturier. Christian Dior: propos recueillis par Alice Chavane et Élie Rabourdin. Paris: Éditions du Conquistador,1951.

BOTTERO, Amelia,C A LA B R I , Vittoria, FERRI, Edgarda.Gotha della moda italiana. Milano: Il pungolo, pp. 158-9.1992.

EVANS,Caroline,“Masks,MirrorsandMannequins:ElsaSchiaparelliandtheDecenteredSubject”,FashionTheory,III,1February,pp. 3-31.1999.

FERRÉ,Gianfranco,A ungiovanestilista.Milano: Pratiche,1996.

______,“Creatività e metodo di lavoro”, in Id., Lezioni di moda. Venezia.2009.

FOUCAULT, Michel,“Qu’est-ce qu’un auteur?”, Bulletin de la Société Française de Philosophie, LXIII, n. 3, pp. 73-104. 1969.

FRENKIAN,Ara, Unartisandelahautecouture:Ara,Libourne,MiraImpression, 1988.

GARLAND, Madge, Fashion. London:Penguin, 1962.

GAULTIER, Jean Paul.“Le chevauchée fantastique”, Numéro, n. 52, April, pp. 236-40.2006.

______, “Jean Paul Gaultier, fashion designer”. Disponível em: <http://www.carlabrunisarkozy.org/en/jean-paul-gaultier-fashion-designer-2/> last accessed: 22 June 2011.2011.

HOBSBAWM, Eric. InterestingTimes: ATwentieth-Century Life. New York: Pantheon Books,2002.

HOLLANDER, Anne.Seeing Through Clothes. New York: The Viking Press, 1978.

KRAUSS, Rosalind E.The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths, Cambridge: Mass.-London, MIT Press, 1985.

LACROIX, Christian, , Fashion in Motion: Christian Lacroix, Victoria & Albert Museum,London. Disponível em:<http://www.vam.ac.uk/content/articles/f/fashion-in-motion-christian-lacroix/>. 2006.

LEJEUNE, Philippe.“The Autobiography of Those Who DoNot Write”, in Id, On Autobiography, Theory and History of Literature, LII. Minneapolis:University of Minnesota Press,1988.

______, 1996 [1975], Le pacte autobiographique, Paris: Seuil, 2010McQueen, Alexander. Disponível em:<http://twitter.com/Mcqueenworld.> last accessed: 11 February 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice.“Cezanne’s Doubt”, in Id., Sense and Non-Sense, translatedby Hubert and Patricia Dreyfus. Evanston: Northwestern University Press, pp. 9-25.1964 [1948].

MOSCHINO, Franco.“Il Sogno di Franco Moschino”, Vanity Fair, Italian edition, November, pp. 250-3.1990.

NEPPI, Enzo.“L’autobiografia come spia”, Levia Gravia, XII: Studi sull’autobiografia, pp. 145-52.2010.

PARKINS, Ilya. “Early Twentieth-Century Fashion Designer Life Writing”, Comparative Literature and Culture, XIII, 1, http://docs.lib.purdue.edu/clcweb/vol13/iss1/7 [last accessed 30 March 2014].2011.

POIRET, Paul, , Popolôrepô. Morceaux choisis par un imbécile & illustrés par un autre. Paris: Jonquières.1927.

______,107 recettes ou curiosités culinaires recueillies par Paul Poiret, président honoraire du club des“PursCent”, suivies de quelques pages de publicité gratuite, par Sébastien Voirol. Paris: Jonquières,1928;.

______,En habillant l’époque. Paris, Grasset.1930.

______, Art et phynance, Paris, Lutetia.1934______,

King of Fashion: The Autobiography of Paul Poiret. London: V&A Publishing,2009.

QUINTAVALLE, Arturo Carlo.“Moda: le tre culture”, in Gloria Bianchino et al.(eds), La moda italiana. 1. Le origini dell’alta moda e la maglieria, Milano, Electa, pp. 11-56.1987.

SAINT LAURENT,Yves et al.Yves Saint Laurent. New York: Metropolitan Museum of Art and Clarkson N. Potter. 1983.

SCHIAPARELLI, Elsa. Shocking Life. London: Dent.1954.

SCOTT MILLER,Ruth.“Foreword”,inJean-Philippe Worth,A CenturyofFashion,Boston,Little,BrownandCompany, pp. v-vii.1928.

STEELE, Valerie.“A Museum of Fashion is More Than a Clothes-Bag”, Fashion Theory, II, 4, December, pp. 327-36.1998.

VACCARI, Alessandra. La moda nei discorsi dei designer.Bologna: Clueb.2012.

______,Writing on Fashion: The designer view, in Verbeke, Johan, Pak, Burak (eds.), Knowing (by) Designing Conference, Ghent/Brussels, Luca; Leuven, Ku.2013.

BERG, NandaVan Den.“Designer Alexander van Slobbe Talks to Nanda van den Berg”, Fashion Practice, III, 2, 2011, pp. 265-84. 2011.

SLOBBE, AlexanderVan;etal.AlexandervanSlobbe:And...And...And...,Amsterdam: Veliz,2010.

GORDON, LucyWallace Duff, Discretions & Indiscretions. London: Jarrolds,1932

WILSON, Elizabeth.[1985], Adorned in Dreams: Fashion and Modernity, London, I.B. Tauris. 2003.

WORTHJean-Philippe.ACenturyofFashion. Boston:Little,BrownandCompany, 1928.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

VACCARI, Alessandra; ESTEVES, Jennifer. Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 005–24, 2015. DOI: 10.5965/1982615x08162015005. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x08162015005. Acesso em: 28 mar. 2024.