Design e Emoção: Métodos e Técnica Para Avaliação Emocional de Bens De Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13272020130

Palavras-chave:

Design emocional, Moda, Metodologia de projeto

Resumo

Neste artigo, promove-se a apresentação de método e técnicas para o estudo emocional de usuários de produtos, com recorte de pesquisa para os bens de moda. De forma descritiva e aplicada, será abordado o método de engenharia kansei, que permite compreender as emoções que usuários atribuem à posse ou ao uso dos bens de moda. Como suporte, indicam-se a técnica de grupo focal, que objetiva a discussão sobre a moda com a consequente seleção de dados a serem utilizados no método, e a técnica de construção e aplicação da escala de diferencial semântico, utilizada no registro das impressões emocionais de usuários. Os resultados alcançados com a aplicação do método associado a essas técnicas visam a apresentar a relação da percepção emocional dos entrevistados com os elementos de design dos bens de moda que compõem uma estrutura vestimentar. Passa-se, desse modo, a entender que os significados emocionais atribuídos pelos usuários aos produtos podem ser compreendidos e convertidos em requisitos projetuais para o desenvolvimento de novos produtos. O método apresentado, associado às referidas técnicas, é considerado eficiente e passível de ser integrado à prática projetual do designer.

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Biografia do Autor

Carina Santos Silveira, Universidade Federal da Bahia e Universidade do Estado da Bahia

Doutora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - UFBA, com projeto de pesquisa votado ao design e emoção. Mestre em Engenharia Mecatrônica - UFBA, com projeto de desenvolvimento de software. Especialista em Design de Produto pelo Pósdesign - UNEB e graduação em Bacharelado Desenho Industrial pela Universidade do Estado da Bahia. Líder do grupo de pesquisa Ergonomia e Design Emocional. Atualmente é professora substituta na Universidade do Estado da Bahia; professora titular do Centro Universitário Jorge Amado e da Ruy Barbosa, nos cursos de Design, Design Gráfico, Design de Produto, Design de Interiores, Publicidade e Propaganda e engenharias. Nestes cursos leciona as disciplina de Projeto, Ergonomia, Metodologia Aplicada, Projeto de Conclusão de Curso, Projeto de embalagem, Sinalização, Metodologia Visual, Marketing, Gestão, Lançamento de novos produtos, dentre outras. Compõe o NDE dos cursos de Design da Unijorge e Ruy Barbosa. Exerceu a função de coordenadora adjunta do curso tecnológico em Design de Moda da Unijorge no período de 2008 a 2012. Atuou como professora da Pós-graduação em Design na UNEB, lecionando a disciplina de Design Estratégico, e na pós-graduação em engenharia de segurança da UCSAL. Também atuou na Associação de Ensino Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil - AEnD-BR no triênio 2002/2005; como vice-coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu da Universidade Estadual da Bahia - Pósdesign. Lecionou no curso de graduação em engenharia da Faculdade Área 1, curso de Design de Produto e de Moda da Faculdade da Cidade do Salvador, nos cursos de graduação tecnológica de Fotografia e Produção Multimídia da Unijorge.

Suzi Maria Carvalho Mariño, Universidade Federal da Bahia

Suzi Maria Mariño concluiu Pós-Doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2007; Doutorado e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 2005 e 2000 respectivamente. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior em 1991, em Design de Produtos em 2002 e em Atividade Física e Saúde em 2004. Atualmente é avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, consultora "ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, do Ministério da Educação e Cultura - MEC e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Foi presidente da Associação de Ensino Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil - AEnD-BR no triênio 2002/2005 e membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Design - ENADE, do INEP/MEC no período de 2006 a 2015. Professora de Ikebana (Arte oriental) da Fundação Mokiti Okada; Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia e Professora Associada da Universidade Federal da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV da Escola de Belas Artes da UFBA. Professora de Ergonomia e Metodologia Cientifica em Pós-Graduações em Medicina do Trabalho, Enfermagem do Trabalho e Engenharia de Segurança. Professora de Ergonomia, Metodologia do Projeto em Design e Metodologia Cientifica em Pós-Graduações de Design Estratégico, de Moda, Produto e Interiores. Atua na área de Design, com ênfase em Ergonomia. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 29 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Design de Produto, Ergonomia do Produto, Ergonomia Informacional, Ciclismo e Postura Sentada.

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Publicado

2020-03-31

Como Citar

SILVEIRA, C. S.; MARIÑO, S. M. C. Design e Emoção: Métodos e Técnica Para Avaliação Emocional de Bens De Moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 28, p. 130-163, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13272020130. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15397. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Variata