Guia de Orientação Para o Desenvolvimento de Projetos - GODP - Aplicado à Prática Projetual no Design de Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13272020008

Palavras-chave:

design de moda, design centrado no usuário, desenvolvimento de produto de vestuário

Resumo

A prática projetual do designer de moda está associada ao desenvolvimento de uma coleção, a qual passa por várias etapas até sua materialização e disponibilização no mercado. Assim, para coordenar sua criação, torna-se importante a aplicação de uma metodologia que auxilie e sistematize todo o processo de desenvolvimento do produto de vestuário. Desta maneira, este artigo tem como objetivo aplicar o Guia de Orientação para o desenvolvimento de Projetos, na prática projetual do Design de Moda. Foi utilizado a pesquisa aplicada, qualitativa de cunho descritivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o GODP aplicado a prática projetual do Design de moda, pode auxiliar os projetistas na compreensão das necessidades dos usuários e na gestão do processo operacional de desenvolvimento de vestuário. Contudo utilizar uma metodologia centrada no usuário permite a obtenção de informações relevantes para o projeto, além de levantar dados sobre o público-alvo, favorecendo o conforto, segurança e usabilidade das vestimentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Programa de Pós-graduação em Design – UFSC. Titulação: Doutora em Engenharia de Produção. Área de concentração: Engenharia do Produto e Processo – Design /Usabilidade. Pesquisadora CNPq – PQ 2.

 

Thiago Varnier, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Design (POSDESIGN - UFSC), pesquisador no Núcleo de Gestão de Design e Laboratório de Usabilidade - NGD/LDU

Elen Makara, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Design (POSDESIGN - UFSC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Gaspar, atuando no curso superior de Tecnologia em Design de Moda e Técnico em Modelagem do Vestuário. Entre as publicações destacam-se como temática principal o estudo do processo de desenvolvimento de produto de vestuário e a consideração do usuário no decorrer deste processo. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Moda e Tecnologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Referências

ANDRADE, Allisson José Fernandes de. Dispositivo auxiliar à abertura de latas direcionado a usuários com artrite reumatoide. 2018. 143 f. TCC (Graduação) – Curso de Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

BACK, Nelson et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri - São Paulo: Manole, 2008.

BLUM, Arina. Gestão de design na prevenção do erro de medicação: ações para uma farmácia hospitalar. 2018. 325 f. Tese (Doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018.

BOUERI, J. J. Sob medida: antropometria, projeto e modelagem. In: PIRES, D.B. Design de Moda: olhares diversos. Barueri: Editora Estação das Letras e Cores, 2008, p. 347- 370.

CUNHA, Julia Marina. Design para inclusão: O aparelho auditivo como acessório de moda. TCC (Graduação) – Curso de Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 148 p., 2017.

DISITZER, Marcia. VIEIRA, Silvia. A moda como ela é. bastidores, criação e profissionalização. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2006.

FERNANDES, Diego Sanches. Proposta de modelo de processo de desenvolvimento de produtos para indústria do vestuário de moda de micro e pequeno porte. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

FERNÁNDEZ, Ángel. ROING, Gabriel Martín. Desenho para designers de Moda. Editora Estampa, Lisboa, 2007.

FRINGS, Gini Stephens. Moda: do conceito ao consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2012.

GARCIA, Lucas José. Modelo produto-usuário: Uma Ferramenta de Avaliação da Adequação Produto-Usuário para Gestão de Projetos. 2017. 234 f. Tese (Doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2017.

HINNIG, Renata. Gestão de design e design de serviços: diagnóstico do setor de internação (emergência) de um hospital psiquiátrico. 2018. 203 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018.

IIDA, Itiro; GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo. Ergonomia: projeto e produção. 3.ed. São Paulo: Blucher, 2016.

JONES, S. J. Fashion Design: manual do estilista. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2005.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MAKARA, Elen. Gestão de Design em Micro e Pequenas Empresas de Confecção do Município de Gaspar/SC: O Processo de Desenvolvimento de Produto ede Vestuário e a Consideração do Usuário. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

MARTINS, S. B. Ergonomia e moda: repensando a segunda pele. In: PIRES, D.B. Design de Moda: olhares diversos. Barueri: Editora Estação das Letras e Cores, 2008, p. 319 - 336.

MEADOWS, Toby. Como montar e gerenciar uma Marca de Moda. Porto Alegre. Bookman, 2013.

MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. Metodologia para a prática projetual do design: com base no Projeto Centrado no Usuário e com ênfase no Design Universal. 2014. 212 f. Tese (Doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. GODP - Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos: Uma metodologia de Design Centrado no Usuário. Florianópolis: NGD/UFSC, 2016. Disponível em:< https://ngdldu-ufsc.squarespace.com/godplivro/>. Acesso em: 05 abr. 2019.

MONTEMEZZO, Maria Celeste de Fátima Sanches. Diretrizes metodológicas para o projeto de produtos de moda no âmbito acadêmico. 2003. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Desenho Industrial, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2003.

PICHLER, Rosimeri Franck. User-Capacity Toolkit: conjunto de ferramentas para guiar equipes multidisciplinares nas etapas de levantamento, organização e análise de dados em projetos de Tecnologia Assistiva. 2019. 297 f. Tese (Doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.

RECH, Sandra Regina. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Udesc, 2002.

RENFREW, Elionor. RENFREW Colin. Desenvolvendo uma coleção. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ROSA, Carolina Schütz. Design e tecnologia assistiva: desenvolvimento de dispositivo auxiliar de marcha para usuário com limitação motora. 2017. 129 f. TCC (Graduação) – Curso de Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

SANCHES, M. C. F. Projetando moda: diretrizes para a concepção de produtos. In: PIRES, D.B. Design de Moda: olhares diversos. Barueri: Editora Estação das Letras e Cores, p. 289- 302, 2008.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SEIVEWRIGHT, Simon. Pesquisa e design – 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

TAKAYAMA, Leticia. Desenvolvimento de um calçado para mulheres com hálux valgo (joanete). 173 f. TCC (Graduação) – Curso de Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. Doris Treptow –5 ed. São Paulo: Edição da autora, 2013.

VARNIER, Thiago. Fatores Humanos associados aos projetos de Design: protocolo de coleta para a captura de movimentos. 250 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

VARNIER, Thiago; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Fatores humanos aplicados a produtos de moda: materiais têxteis com termorregulação voltados ao público idoso. Human Factors in Design, v. 6, n. 11, p. 072-089, 2017.

VICENTINI, Cláudia Regina Garcia. Ferramentas e metodologia de projeto aplicados na criação de produtos para a indústria têxtil-confecção. 2010. 157 f. Tese (Doutorado) Curso de Engenharia Mecânica, Projeto Mecânico, Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, 2010.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Como Citar

MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; VARNIER, Thiago; MAKARA, Elen. Guia de Orientação Para o Desenvolvimento de Projetos - GODP - Aplicado à Prática Projetual no Design de Moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 28, p. 8–47, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13272020008. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15386. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Variata